30 de setembro de 2010

Ficha Limpa leva políticos de Rondônia para o cemitério

O nosso papo de hoje é fazer uma análise bem rápida da galera do colarinho branco que está com o pé bem próximo ao cemitério Santo Antônio, em Porto Velho. O tema é ficha limpa, um projeto de iniciativa popular que tem como objetivo barrar candidaturas de políticos que roubaram os cofres públicos. Por aqui, apenas um caixão foi encomendado e está reservado para o candidato a governo Expedito Junior (PSDB), que perdeu o cargo de senador por compra de votos nas eleições de 2006. Além dele, o enterro político está encomendado para um punhado de picaretas que tinham pretensões de mamar, novamente, nas tetas do poder público. Muitos “ficha sujas” ainda tentam enrolar a justiça eleitoral para garantir a participação na eleição. Buscam de todas as formas, por meio de seus advogados, mostrar que são “santos” para os homens da capa preta. Na verdade os fichas sujas estão mais com o pé na cova do que no mandato e a população participará do velório coletivo no próximo dia 3 de outubro, dia das eleições.
Autor: Sidney Gonçalves

Segundo jornal, Fátima Cleide não será reeleita

A senadora Fátima Cleide, do PT, cujo mandato encerra esse ano, terá dificuldade para se reeleger no próximo dia 3 de outubro, segundo apontou matéria publicada pelo jornal Valor Econômico. Cleide aparece em terceira posição nas pesquisas de intenções de votos e perderá a vaga para o ex-governador Ivo Cassol (PP). A segunda vaga será do senador Valdir Raupp (PMDB), vice-presidente nacional do PMDB. Nos bastidores político, a dúvida é quem será o mais votado: Raupp ou Confúcio?.

29 de setembro de 2010

Educação: Região Norte tem aproveitamento ruim, diz pesquisa

A região Norte aparece na condição ruim de aproveitamento da educação básica no Brasil, segundo revelou pesquisa realizada pelo Insper, que teve a idéia de medir o impacto que o ensino básico tem no superior, por região do País. Os dados foram divulgados na edição de hoje do jornal "O Estado de São Paulo". A região Sul foi a que teve o melhor resultado - portanto, é a que apresenta as instituições de ensino mais eficientes na relação entre o desempenho do ensino básico e a qualidade do ensino superior: 97,2% de aproveitamento.

28 de setembro de 2010

TV Rondônia não confirma divulgação de pesquisa Ibope para quarta-feira

O diretor de jornalismo da TV Rondônia, emissora afiliada da Rede Globo em Porto Velho, Nonato Neves, disse na tarde de hoje ao blog que não tem data definida a divulgação da pesquisa Ibope para o governo de Rondônia. Sites da capital, e inclusive esse blog, postaram notícia informando que a sondagem seria divulgada nesta quarta-feira, dia 29, no "Jornal de Rondônia". "A Globo (Rede Globo) avisa da publicação da pesquisa faltando três horas antes do início do jornal", afirmou Nonato.

Valor Econômico confirma liderança de Confúcio



Confúcio Moura (d) lidera pesquisa a nível de Estado


O conceituado jornal Valor Econômico publicou em sua edição desta terça-feira (28) o que havíamos noticiado ontem no blog na matéria intitulada "Pesquisa mostrará Confúcio Moura na liderança". De acordo com o informativo econômico, o candidato a governo de Rondônia pelo PMDB, Confúcio Moura tem a preferência do eleitorado com 22% das intenções de votos em todo o Estado. Expedito Júnior (PSDB) aparece tecnicamente empatado com atual governador João Cahulla (PPS). O percentual não foi divulgado, mas deve ser mostrado pela TV Rondônia (afiliada da Rede Globo em Porto Velho) à sociedade rondoniense nesta terça-feira. Já Eduardo Valverde, do PT, aparece com 7% de votos a nível de Estado.



Votos de Expedito vão para Confúcio - O informativo informa ainda o que já estava sendo conversado nos bastidores da política. Expedito Júnior teve sua candidatura indeferida pela Justiça Eleitoral em decorrência da lei Ficha Limpa e a tendência é seus votos migrar para o Confúcio Moura. Júnior aperecia liderando nas pesquisas, mas em decorrência da sua impugnação por parte do TRE, conforme o Valor Econômico, perdeu alguns pontos pela indefinição. "O candidato, entretanto, vai recorrer ao STF e tem a missão agora de tentar convencer os eleitores de que seus votos não serão desconsiderados", diz o jornal.


Ibope - Consultado sobre o assunto, o professor e pesquisador Chagas Pimenta discorda dos números apresentados pelo jornal Valor Econômico. Segundo ele, Confúcio Moura deve aparecer na pesquisa Ibope (que será divulgada pela TV Rondônia nesta quarta-feira), no patamar de aproximadamente com 32% das intenções de votos, enquanto João Cahulla 24% e Expedito Júnior com 23%.



27 de setembro de 2010

Pesquisa Ibope mostrará Confúcio Moura na liderança

Vazou no início da tarde desta segunda-feira (27) o resultado da pesquisa Ibope que vai apontar a preferência do eleitorado rondoniense na disputa ao governo de Rondônia. Confúcio Moura (PMDB) estaria na frente. O governador João Cahulla (PPS) estaria empatado com ex-senador Expedito Júnior (PSDB). O resultado será divulgado nesta quarta-feira (29) pela Rede Amazônica de Televisão, emissora afiliada a Rede Globo de Televisão.

24 de setembro de 2010

Lei do Ficha Limpa deixa candidaturas indecisas

A Lei do Ficha Limpa, que pune candidatos que tiveram problemas com a justiça, não foi decidida pelo Supremo Tribunal Federal (STF) se valerá para as eleições deste anos. Na noite desta quinta-feira o STF começou a analisar a aplicabilidade da lei mas o julgamento ficou com um empate em 5 x 5 pela aplicação da Lei. O desempate da votação deve acontecer na próxima semana.

Em Rondônia, os candidatos que tiveram candidatura barrada pela Justiça Eleitoral, prosseguem normalmente suas campanhas, mas nos comitês eleitorais o suspense é grande. Dos 5 candidatos que disputam o cargo de govenador, apenas um teve sua candidatura indeferida pela Justiça rondoniense. Trata-se do ex-senador cassado Expedito Júnior (PSDB).

Na quinta-feira (23), no quartel general de Expedito em Porto Velho, o clima era de grande expectativa em torno do julgamento do julgamento no STF. "Se a Lei passará a vigorá a partir desta eleição, fica complicado para o nosso. Mas o Expedito estar confiante que a lei não valerá para este ano e continua a campanha no Estado", disse um assessor. O blog constatou que no município de Ji-Paraná, segundo maior colégio eleitoral de Rondônia, o comitê eleitoral do candidato tucano foi fechado.


O ex-senador Expedito Júnior foi cassado por compra de votos nas eleições de 2006. Ele perdeu o mandato no ano passado. Em sua passagem pelo Senado Federal, o tucano apresentou vários projetos polêmicos, entre eles o que regularizou a implantação do serviço de mototaxi no Brasil). Ele também foi a favor do fim da Contribuição Previdenciária sobre Movimentação Financeira (CPMF).

Além de Expedito Júnior, tiveram registros indeferido pela Lei os candidatos Carlão de Oliveira (ex-presidente da ALE), Ronilton Capixaba (ex-deputado estadual), deputado federal Ernandes Amorim e deputada estadual Daniela Amorim, ex-prefeito Carlinhos Camurça. Ao todo, segundo site do TRE (tre-ro.gov.br), mais de 20 candidatos foram barrados pela lei.

Os 60 anos da TV brasileira

Publico neste espaço artigo assinado por Emanuel Soares Carneiros, publicado na edição de hoje do jornal "O Estado de São Paulo", que discorre sobre "Os 60 anos da TV brasileira". Leia o texto na integra clicando aqui.

18 de setembro de 2010

O dia 23 entrará para a história de Rondônia: aguardem

O dia 23 será bem movimentado, em especial em Porto Velho (RO). Segundo revelou uma fonte, tudo está preparado e vai entrar para história de Rondônia. Aguardem.

16 de setembro de 2010

Chuva ajuda melhorar navegação no Rio Madeira

A chuva que caiu na tarde de ontem e hoje em algumas regiões de Porto Velho contribuiu para a melhoria da navegação no Rio Madeira. Registramos nesta tarde uma balsa recebendo carga de farinha de trigo para ser transportada, via Rio Madeira, para a cidade de Manaus (AM). Contemplamos ainda uma chuva na cabeceira do rio, próximo ao local onde está sendo construída a UHE de Santo Antônio.

15 de setembro de 2010

“Quem ri por último ri pior.”

A frase é de uma funcionário do TSE, acompanhando no pensamento da marca de 1 milhão de votos que o candidato Tiririca fará nas próximas eleições e a consequência disso no futuro.

10 de setembro de 2010

Doméstica tinha cargo comissionado no TRT, mas trabalhava em residência de juiz

A notícia foi extraída do sito tudorondonia.com e decidi compartilhar no meu blogs. Agora é esperar o resultado das investigações. Um absurdo.

Imagem do dia

Registrei hoje pela manhã na rua Benedito Inocêncio, no Bairro Lagoa, zona leste de Porto Velho, uma faixa colocada em frente a residência de um morador. E o interessante que a rua onde mora o cidadão foi asfaltada recentemente pela Prefeitura de Porto Velho. No momento da fotografia, pedreiros concluiam a calçada em frente a casa do dito cujo. Vai entender...

Obras do PAC em ritmo acelerado na Zona Leste da Capital

9 de setembro de 2010

Trajetória de doutor em RO pode ser tomada como referência

O jornal "Valor Econômico" destacou na edição de hoje a trajetória do médico paulista Mauro Tada, que pode ser tomada como referência para ilustrar o quadro de desigualdade regional no setor de pós graduação e produção científica no Brasil. Em 2008, ele entrou para a história de Rondônia como primeiro doutor titulado no Estado, mas precisou dar muitas "voltas ao redor". Leia texto na integra clicando aqui.

Expedito pede liminar ao STF para concorrer ao governo de Rondônia

Expedito (c) discursa durante convenção do PSDB que homologou seu nome

O candidato ao governo de Rondônia pelo PSDB, Expedito Júnior, propós hoje ação cautelar com pedido de liminar ao Supremo Tribunal Federal (STF) para que seja examinado o Agravo de Instrumento relativo ao processo original de cassação de seu mandato de senador, que aguarda julgamento. A ação cautelar foi proposta após o tucano ter o registro de sua candidatura rejeitado pela Justiça Eleitoral rondoniense neste ano, com base em decisão que cassou, em 2006, seu mandato de senador e decretou sua inelegibilidade por três anos.


No pedido protocolado, Expedito requer ao STF a suspensão dos efeitos da condenação anterior até o julgamento do mérito do agravo de instrumento. A pretensão do candidato e que, com a suspensão dos efeitos da cassação e da inegibilidade decretadas em 2006, o TSE, ao julgar recurso, restabeleça o registro de sua candidatura ao governo nas próximas eleições.

Leia ainda:

"Não guardo mágoa de ninguem"

8 de setembro de 2010

Ficha Limpa pode atingir quem ocupa cargo em comissão

Após o fim do processo eleitoral, um projeto polêmico deve ser apresentado no plenário da Câmara Federal. O deputado federal Paulo Bornhausen (DEM-RS) quer aplicar a Lei da Ficha Limpa também aos cargos comissionados. Segundo o parlamentar, ministros, secretários ou qualquer funcionário contratado que estiver condenado não deveria assumir função de confiança. Mas para a proposta ser votada em plenário, precisa ser aprovada na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

6 de setembro de 2010

Mais de 40 mil cargos e funções serão criados em 2011

Li hoje pela manhã matéria publicada no jornal O Globo "Orçamento prevê 40,5 mil cargos novos em 2011" e me assustei com os números. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva prevê para o Orçamento da União de 2011 a possibilidade de criação de mais 40.549 cargos e funções nos três poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário). Só o Poder Executivo poderá criar 24.605 cargos ou funções. Ao todo, o governo reservou R$ 2,88 bilhões para criação/preenchimento de cargos e ainda para reajustes e estruturação de carreiras.

3 de setembro de 2010

Todos no corredor da morte. Anotem

O jornalista Luiz Carlos Azedo, do jornal Correio Braziliense, fez hoje o seguinte comentário em sua coluna: "Estão no corredor da morte aguardando julgamento pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Cássio Cunha Lima (PSDB-PB), Jacksom Lago (PDT-MA), Marcelo Miranda (PMDB-TO), Paulo Maluf (PP-SP), Paulo Rocha (PT-PA) e Expedito Júnior (PSDB-RO). Todos estão enquadrados na Lei Ficha Limpa".

1 de setembro de 2010

Caos no trânsito faz jornalista mudar percurso para Uniron


O caos no trânsito de Porto Velho levou o jornalista Ibernon Nunes a mudar completamente sua rotina diária com destino a faculdade Uniron, onde o acadêmico de publicidade estuda. Ele reside no bairro Agenor de Carvalho, zona central da Capital. A Uniron está localizada na zona leste. Há dois anos atrás, esse percurso consumia um tempo de 15 minutos do jornalista. Hoje ele praticamente demora 30 minutos para fazer o mesmo trajeto. Para ganhar tempo e não chegar atrasado na sala de aula, ele optou utilizar a BR-364, onde o fluxo de carro é intenso, mas a chegada até a instituição de ensino leva menos tempo - 25 minutos. A solução do problema, aponta Ibernon, é fazer um reestudo do trânsito, principalmente nas ruas de maior fluxo.