5 de junho de 2015

A megaferrovia Norte Sul

A China mostrou que tem pressa na construção da ferrovia Norte Sul, interligando o Rio de Janeiro até o Peru. Na próxima semana, uma comitiva de chineses estará em Porto Velho e seguirá até o município de Lucas do Rio Verde, no Mato Grosso, com a finalidade de acompanhar o traçado da obra.
A visita dos chineses a Rondônia foi anunciada na última terça-feira pelo senador Acir Gurgacz (PDT) e acontece duas semanas após o primeiro-ministro da China, Li Keqiang, quando foram assinados mais de 30 acordos.
Pelo projeto inicial, a ferrovia começa no Rio de Janeiro, passa por Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Rondônia, Acre e, de lá, segue para o Peru. Um dos entraves seria o alto custo de construção para cortar a Cordilheira dos Andes. Em Lucas do Rio Verde e Porto Velho os estudos técnicos já foram iniciados.
Hoje, a soja que vem do Mato Grosso é transportada pela BR-364 e segue através de barcaças pelo rio Madeira até o porto de Itacoatiara, no Amazonas. A soja brasileira é escoada também através dos portos de Santos (SP) e Belém (PA). No primeiro, são 30 dias de viagem pelo Atlântico. No segundo, saindo de Belém, via canal do Panamá, são 35 dias.
O prazo calculado pelos chineses para o transporte do Peru até a China seria semelhante, porém, a diferença estaria no tempo entre a região produtora, Mato Grosso, e o porto peruano. Para os chineses, a ferrovia se tornaria uma nova opção de escoamento da exportação agrícola.
Rondônia, sem sombra de dúvida, será beneficiada com a construção desse megaprojeto, cujo investimento deverá girar em torno de R$ 30 bilhões. Se de fato a obra sair do papel, os municípios de Porto Velho, Ji-Paraná e Vilhena, serão importantes pólos na distribuição de alimentos ao mercado chinês.
É importante, nesse momento, a união da classe empresarial. Rondônia já mostrou que tem força econômica diferenciada em relação aos demais Estados e os empresários estão partindo para a produção de alimentos. A localização geográfica do Estado é fundamental no escoamento de grãos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário