4 de agosto de 2018

A receita para Rondônia continuar no crescimento

Um estudo produzido pelo Tribunal de Contas do Estado de Rondônia apresentado ontem aos candidatos ao governo de Rondônia nas eleições deste ano mostra que o agronegócio será em 2019 o caminho promissor a ser seguido para impulsionar as receitas do Estado, nos próximos anos. 
De acordo com relatório produzido pelos técnicos do TCE, com base em informações do Ministério da Indústria, Comércio e Exterior, as exportações de bovinos representaram mais de 51% das exportações de Rondônia. 
A soja aparece em segundo lugar na balança comercial com 30,73%, conforme mostra matéria na página A3, deste Diário.
É inoportuno dizer na imprensa que o estado de Rondônia está quebrado. Apesar de todos os problemas de queda de receita, ocasionada em função da greve dos caminhoneiros, o governo do Estado conseguiu antecipar a metade do 13º salário dos servidores públicos e injetou mais de R$ 300 milhões na economia do Estado. O pagamento dessa antecipação salarial significou mais dinheiro circulando no comércio. Com isso, as vendas aumentam, impulsionando também a arrecadação do Estado para os próximos meses.
Nos últimos anos, o agronegócio em Rondônia ganhou grande importância dentro das previsões orçamentárias do Estado. A população bovina do Estado saltou de 9 milhões para 14 milhões de cabeças. Trata-se de um crescimento importante. Outro fator importante é o avanço da soja no Sul de Rondônia e na região de Porto Velho. Basta fazer uma viagem pela BR-364, principal rodoviária federal que corta o Estado, para visualizar a expansão da plantação de soja. 
Dizer que Rondônia vai quebrar é trabalhar contra a classe produtiva. Os números não mentem e são produzidos por empresas de notório conhecimento. Um relatório do Departamento de Pesquisa Macroeconômica do Banco Itaú, apontou que um diagnóstico de crescimento médio real da economia de Rondônia de 1,8% ao ano, até 2020.
Rondônia, Mato Grosso, Piauí e Acre foram os estados que apresentaram os maiores resultados no Produto Interno Bruto (PIB), conforme resultado publicado ontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Pesquisa do Banco Santander que coloca o governo no mapa do Desempenho do PIB dos Estados. O agronegócio é responsável pelo desempenho do PIB do Estado, com crescimento no período de 9,4%, elevando, por conseguinte, a participação do Estado no índice nacional, praticamente se nivelando a Estados como o Paraná, historicamente uma potência na economia do País, superando em 100% o Espírito Santo, e desbancando vários Estados de economia sólida.
O futuro governador de Rondônia vai assumir um Estado com a economia enxuta e receita equilibradas. É importante também Rondônia saber escolher os futuros representantes no Senado Federal e Câmara Federal compromissadas com o agronegócio. A receita é dar continuidade ao que foi plantado. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário