22 de janeiro de 2019

A nova Assembleia Legislativa de Rondônia



O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Maurão de Carvalho (MDB-Andreazza), não obteve sucesso  na disputa ao governo do Estado nas eleições de 2018, mas conseguiu consolidar o projeto de entrega da nova estrutura funcional do parlamento, entrando para a história da galeria de ex-presidentes mais atuante no Poder Legislativo. O parlamentar, que encerra nesta legislatura o seu quinto mandato, entregou ontem à população um prédio moderno, amplo e com uma arquitetura que se destacou no Centro Político de Administrativo (CPA). 
Os ex-presidentes que antecederam Maurão, Neodi Oliveira, Valter Araújo e Hermínio Coelho, se esforçaram de todas as formas para inaugurar o prédio, mas a obra foi marcada por vários desafios impostos pela legislação municipal, estadual e federal. O prédio oferece mais espaço aos servidores, parlamentares e, também à população, que poderá utilizar a estrutura para outros eventos. 
A Assembleia Legislativa é cara da população de Rondônia. O parlamento é composto por 24 deputados que representam vários segmentos da sociedade.  É no parlamento que é decidido o futuro do Estado. É no parlamento que tramitam assuntos de grande relevância à sociedade rondoniense.  A Assembleia Legislativa tem um papel importante na vida do cidadão.
Foi na gestão do presidente Maurão de Carvalho onde se realizou o maior número de audiências públicas realizadas em Porto Velho e no interior do Estado. Através da Escola do Legislativo, a Assembleia Legislativa também levou cursos profissionalizantes à população menos favorecida. Foi ainda graças a atuação dos parlamentares, que vários recursos foram aplicados na melhoria da saúde, educação e segurança.
Mas a Assembleia Legislativa, em legislaturas passadas, também foi motivo de escândalos que ganharam repercussão nacional, contribuindo para denegrir a imagem do parlamento e do Estado de Rondônia.  Graças ao trabalho em sintonia com Poder Executivo e Judiciário, a gestão do presidente Maurão de Carvalho foi marcada por transparência e bom uso do dinheiro público, priorizando o funcionalismo público e atendendo os anseios da população.
A partir de 1º de fevereiro, terá início uma nova legislatura com a eleição dos novos integrantes da Mesa Diretora. O próximo presidente que será eleito com votos dos parlamentares precisará manter o mesmo volume de trabalho que foi imprimido pela gestão Maurão de Carvalho. A Assembléia Legislativa precisará este ano está mais próxima da população do interior do Estado, onde está concentrado  mais de 1 milhão de habitantes. Será preciso realizar audiências públicas para colher as principais demandas da população. Quem ganhará com essa ação será a sociedade, que terá a responsabilidade de avaliar a atuação de cada parlamentar eleito no dia 6 de outubro.