8 de outubro de 2013

Na Assembleia, apenas um deputado trocou de partido

Luiz Cláudio deve disputar uma vaga na Câmara Federal
Com o fim do prazo estabelecido pela Justiça para quem deseja disputar as próximas eleições em novo partido político, apenas um deputado resolveu mudar de legenda em Rondônia. Luiz Cláudio (Rolim de Moura) deixou o PTN e ingresso no PR, presidido no Estado pela advogada Jaqueline Cassol. O deputado Adriano Boaiadeiro (PRP-Nova Brasilândia) ameaçou ingressar no PROS, mas teve que rever a estratégia. 
O recém-criado Partido Republicano da Ordem Social (Pros) foi o que ganhou o maior número de vereadores em Rondônia, segundo levantamento parcial feito pelo Diário. “Foram mais de 30 vereadores que ingressaram no Pros. No final da próxima semana, teremos um relatório real das filiações que aconteceram em todo o Estado”, disse o presidente, Izaias Mattos, o popular “Zico”.
Pela resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) 22.610/2007, existem apenas quatro possibilidades para a mudança de partido: em caso de fusão ou incorporação por outro, se houver criação de nova agremiação, mudança substancial ou desvio do programa partidário, ou ainda, se ocorrer grave discriminação pessoal do mandatário.
Até o momento, está confirmada a troca de partido de 52 deputados, conforme levantamento feito pela Agência Brasil, com base em informações da Secretaria-Geral da Mesa da Câmara e dos gabinetes dos parlamentares. Terminou sábado o prazo para que os que pretendem disputar as eleições de 2014 filiem-se a outras legendas. O Solidariedade, com 22 filiações, e o Pros, com 14, criados no último dia 24, foram os partidos que mais receberam parlamentares.


Nenhum comentário:

Postar um comentário