30 de junho de 2010

Partidos definem candidatos ao governo e interior de Rondônia mostra força política nas alianças


O último dia para os partidos homologarem em convenções partidárias a indicação de nomes para as eleições de outubro encerrou nesta quarta-feira (30). A maior surpresa foi a indicação do nome do deputado estadual Tiziu Jidalias (foto), do PP de Ariquemes, para o cargo de vice-governador na chapa encabeçada pelo governador João Cahulla (PPS-Rolim de Moura), candidato à reeleição.


Outra surpresa anunciada na convenção (foto) do PPS, na tarde de hoje em Porto Velho, foi a apresentação do ex-prefeito de Vilhena, Melki Donadon (PTC-Vilhena) na dobradinha ao Senado com o ex-governador Ivo Cassol (PP-Rolim de Moura) - esse ano o eleitor pode escolher dois nomes ao Senado Federal.




A candidatura do ex-senador Expedito Junior (PSDB-Rolim de Moura) foi homologada na convenção tucana. O ex-deputado federal Agnaldo Muniz (foto), do PSL de Cacoal, recusou convite do ex-governador Ivo Cassol para o cargo de vice e manteve a candidatura ao Senado. O vice de Expedito não foi definito.





A Capital rondoniense projetou apenas um nome para análise da população na disputa ao governo: Marcos Suassurana (PSOL). O PMDB, maior partido do Estado atualmente, lançou no último domingo (27) a candidatura de Confúcio Moura (Ariquemes) e do pedetista Airton Gurgacz (Ji-Paraná) como vice-governador. O senador Valdir Raupp (PMDB-Rolim de Moura) é candidato à reeleição juntamente com a senadora Fátima Cleide (PT-Porto Velho). A novidade da noite foi a indicação de Cleiton Roque (PSB-Pimenta Bueno) para o cargo de vice-governador na chapa encabeçada pelo candidato ao governo Eduardo Valverde (PT).

















29 de junho de 2010

TRE-RO fecha cerco contra “fichas sujas” e vai julgar todos os casos até dia 5


O dia 5 de agosto foi estabelecido como último prazo para julgamento dos registros de candidatos em Rondônia que estão com pendências com a Justiça Eleitoral, os chamados “fichas sujas”, informou na manhã desta terça-feira (29) Elizabeth Afonso de Mesquita, diretora geral do Tribunal Regional Eleitoral (TRE). O calendário das datas foi apresentado à imprensa de Porto Velho na manhã de hoje.

A novidade da Justiça Eleitoral rondoniense é a divulgação na página eletrônica do TRE (
www.tre-ro.gov.br), a relação de todos os candidatos que tiveram candidaturas homologadas durante as convenções partidárias. A divulgação da relação estará disponível no site do TRE partir do dia 8 de julho e é uma forma da sociedade saber quem são os políticos que pretendem obter perante a Justiça Eleitoral o registro para ser candidato.

Elizabeth explicou que até o dia 5 de agosto todos os registros de candidatos serão analisados pelo plenário eleitoral. “O candidato que não obter o registro para ser candidato, terá que recorrer em outra instância superior”, disse a diretora geral.

28 de junho de 2010

Muniz desiste do Senado, abandona Expedito e vai apoiar Cahulla


O período para a realização de convenções partidárias encerra nesta quarta-feira, dia 30, e o cenário político em Rondônia começa a se definir. Na manhã desta segunda-feira uma reunião articulada pelo ex-governador Ivo Cassol (PP) serviu para receber novas adesões partidárias em torno da pré-candidatura do governador João Cahulla (PPS) à reeleição.



Entre os novos partidos que subirão no palanque de João Cahulla está o PSC, comandato no Estado pelo ex-deputado federal Agnaldo Muniz, membro da Igreja Assembleia de Deus em Rondônia. Muniz desistiu de ser candidato ao Senado e concorrerá a uma vaga na Câmara Federal. Até semana passada, Agnaldo Muniz estava participando de reuniões com o pré-candidato ao governo Expedito Júnior.



O apoio de Expedito Júnior a candidatura de Melki Donadon ao Senado teria sido um dos motivos da mudança de plano de Muniz. Neste terça-feira, a militância do PSC se reúne em Porto Velho para selar o acordo partidário firmado com o ex-governador Ivo Cassol, aliado de Cahulla. A candidatura de Cahulla também ganhou um importante apoio nesta segunda-feira. Trata-se do PSDC, presidido em Rondônia por Edgar do Boi. Novos partidos aliados da candidatura de Cahulla serão anunciados nesta terça-feira.

24 de junho de 2010

Presídio de RO tem sistema de escuta e grava conversas de advogados

O presídio federal de Porto Velho (RO) conta com sistema de gravação nos parlatórios, locais em que se realizam as conversas entre advogados e presidiários, revela relatório do governo federal em poder do jornal "Folha de São Paulo". A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) já se manifestou sobre o tema e pretende entrar na Justiça para obrigar o governo a retirar os equipamentos de gravação.


O governo federal construiu seus quatro presídios federais com um sistema de gravação de som e imagem já implementado em sua estrutura. Os presídios de segurança máxima onde os advogados e presos estão sendo gravados são: Porto Velho (RO), Campo Grande (MS), Catanduvas (PR) e Mossoró (RN).

23 de junho de 2010

DEM inicia diálogo com o PMDB em Rondônia

Após consolidar aliança com o PDT do senador Acir Gurgacz, o PMDB busca agora incluir no frentão "PCdoB, PRTB e PDT", o DEM liderado no Estado pelo prefeito de Ji-Paraná, ex-governador José Bianco. Uma segunda conversa aconteceu essa semana, mas os democrátas ainda aguarda um posicionamento do PSDB do ex-senador Expedito Júnior, pré-candidato ao governo rondoniense.

A convenção do PMDB está programada para acontecer no próximo domingo em Porto Velho e homologará a candidatura ao governo do ex-prefeito de Ariquemes, Confúcio Moura. A legenda consolidou na segunda-feira a aliança com o PDT, que indicou o empresário Airton Gurgacz, para vice-governador na chapa. O DEM deve pronunciar nesta sexta-feira sobre seu destino nas eleições.

22 de junho de 2010

PMDB, PDT, PP, DEM, PSDB e PSDC definem convenções

Os principais partidos políticos definiram datas para a realização das convenções que vão homologar a nominata de candidatos ao governo de Rondônia, vice-governador, Senado Federal, Câmara Federal e Assembleia Legislativa. O PMDB saiu na frente e marcou a convenção para o próximo domingo, às 9 horas, nas dependências do Ginásio do Sesi. O partido realizará convenção em conjunto com o PDT, PCdoB e PRTB. Eles vão homologar as candidaturas do peemedebista Confúcio Moura (governador) e o pedetista Airton Gurgacz (vice-governador).

Já o PP, liderado pelo governador e candidato à reeleição João Cahulla, fará convenção na próxima quarta-feira, dia 30, a partir das 14 horas, na Boate Queops. No mesmo local acontecem as convenções "PPS, PTN, PTB, PRP e PSL". No mesmo dia, o PSDB fará convenção no dia 30 no ginásio do Sesi, às 9 horas, para referendar a candidatura de Expedito Júnior. O DEM, do ex-governador José Bianco, marcou evento para o mesmo dia na avenida Rogério Weber, 1.867. O PSDC também faz convenção no dia 30, no CTG, a partir das 18 horas.

21 de junho de 2010

PDT ainda aguarda decisão do PT para ingressar em frentão




O presidente regional do PDT, Acir Gurgacz (foto), admitiu hoje em Porto Velho, que aguarda ainda posicionamento do PT para ingressar no frentão pilotado pelo pré-candidato ao governo Confúcio Moura (PMDB). Acir admitiu aos jornalistas apoio ao projeto de reeleição da senadora Fátima Cleide (PT) e por isso está aguardando um posicionamento da legenda petista.


Na coletiva que serviu para apresentar o pré-candidato a vice-governador Airton Gurgacz (PDT) na chapa encabeçada pelo pré-candidato ao governo Confúcio Moura (PMDB), o senador Valdir Raupp (PMDB), disse que buscou de todas as formar o apoio do PT, mas negou que havia feito "pressão" para consolidar a aliança em Rondônia.



Já Airton Gurgacz, reconheceu que o vice-governador deveria sair da Capital, mas que ao se consagrar vitorioso nas urnas, vai criar uma secretaria regional para tratar de assuntos de interesse exclusivo de Porto Velho. O PDT realiza convenção no dia 27 em Porto Velho juntamente com PMDB, PCdoB e PRTB. Raupp disse que até lá, novos partidos estarão somando com o projeto para governar Rondônia.

19 de junho de 2010

Confirmado: PDT indica Airton Gurgacz para vice de Confúcio Moura

Como este blog já havia anunciado ao postar matéria no dia 11 de junho institulada "PDT fará convenção em Ji-Paraná e anunciará desistência de Acir ao governo", a legenda decidiu antecipar o anúncio da notícia. Reúne a militância na próxima segunda-feira, às 9 horas, no Hotel Aquarius, em Porto Velho, para anunciar a indicação do empresário Airton Gurgacz (Ji-Paraná) candidato a vice-governador na chapa encabeçada por Confúcio Moura (PMDB).

18 de junho de 2010

PDT antecipa para dia 21 decisão sobre destino nas eleições em RO

Após reunião com a militância ontem de Ji-Paraná, região central do Estado, o presidente regional do PDT em Rondônia, senador Acir Gurgacz, decidiu antecipar o anúncio do destino da legenda trabalhista no atual cenário político. Ele convocou reunião com a imprensa da Capital, na próxima segunda-feira (21), às 9 horas, para anunciar o futuro do partido nas eleições estaduais.

O PDT trabalhava sem muito alarde a construção de aliança partidária com o PT, comandado em Rondônia pelo deputado federal e pré-candidato ao governo Eduardo Valverde, mas as duas legendas não chegaram a um entendimento. Os pedetistas receberam convinte para ingressar na frente partidária encabeçada pelo PMDB com o apoio de pelo menos quatro partidos políticos.

Na semana passada, postamos a notícia de que o PDT apoiava a candidatura de Acir ao governo, mas a legenda indicaria o vice do PMDB. Os pedetistas ainda buscaram durante a semana novos entendimentos com o PT, mas sem sucesso. Otimista com o decisão do TSE, que referendou na noite de ontem a validade do Ficha Limpa para aplicação nas eleições de outubro, o partido aposta na indicação do vice na chapa de Confúcio Moura (PMDB), pré-candidato ao governo.
Leia ainda:

17 de junho de 2010

Ficha Limpa muda cenário político em Rondônia


As regras da Lei Ficha Limpa terão validade para as eleições de 2010. O entendimento é dos ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que na noite desta quinta-feira (17) decidiram que as regras devem ser aplicadas a partir dessa eleição inclusive para os casos de condenação anteriores a sanção da lei.

A aplicabilidade da Lei Ficha Limpa acrescentou mais um problema para ser resolvido nas convenções que acontecerão em Porto Velho, na próxima semana. Na noite de hoje, após a decisão dos ministros sobre o tema, vários presidentes partidários começaram novas conversações para a composição de nominatas à Câmara Federal, Assembleia Legislativa, Senado e governo de Rondônia.

15 de junho de 2010

Eleitorado de RO passa de 1 milhão: partidos terão de fazer 33 mil votos para eleger um deputado

O Departamento de Informática do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), de Rondônia, encerrou o dia de hoje contabilizando 1.079.658 eleitores espalhados nos 52 municípios do Estado. O processo de encerramento da população eleitoral expira no próximo dia 30 e o número de eleitores em Rondônia sofrerá mudanças.

Se as eleições fossem hoje, segundo o advogado eleitoral Clenio Amorim, 20% dos eleitores deixariam de comparecer às urnas - esse percentual está incluindo na chamada abstenção. A metemática é simples: excluindo os 20% dos 1.079.658 mil eleitores, basta dividir o resultado por 24 (número de deputados). "Isso significa que para a coligação eleger um deputado ela terá de fazer em média 33 mil votos", explicou.

Nas eleições de 2006, 988.631 compareceram às urnas para eleger Ivo Cassol (PP) para mais um mandato. Na época, houve uma abstenção de 20% (202.715 eleitores). Veja o resultado oficial da eleição de 2006.

Leia ainda:

Aprovado fim de punições para eleitor que não votar e não se justificar

14 de junho de 2010

PDT apóia candidatura de Acir em Rondônia, mas legenda indicará vice do PMDB


A convenção nacional do PDT realizada sábado em São Paulo (SP) referendou a pré-candidatura do senador Acir Gurgacz ao governo de Rondônia, mas na convenção programada para acontecer no próximo dia 30 em Ji-Paraná, a legenda indicará o candidato a vice-governador na chapa encabeçada por Confúcio Moura (PMDB).



A legenda guarda a sete chaves a indicação de dois nomes de peso da legenda. Trata-se do ex-vereador por cinco mandatos consecutivos Mário Jorge e o advogado e jornalista Celso Gomes, funcionário de carreira da Justiça do Trabalho. Os dois militantes pedetistas são da Capital e não terão problemas com as exigências do projeto Ficha Limpa.



Lei ainda:

11 de junho de 2010

PDT fará convenção em Ji-Paraná e anunciará desistência de Acir ao governo

O Partido Democrático Trabalhista (PDT) confirmou convenção da legenda para o próximo dia 30, às 14 horas, na Câmara de Vereadores de Ji-Paraná, região central do Estado, para anunciar a desistência da pré-candidatura ao governo do senador Acir Gurgacz. Segundo revelou uma fonte ligada a militância pedetista em Porto Velho, o PDT anunciará na convenção que indicará o candidato a vice-governador na chapa encabeçada por Confúcio Moura (PMDB).

10 de junho de 2010

Charge do dia


Estaremos livres da punição?


O senador Marco Maciel (DEM-PE) apresentou um projeto polêmico e, que com certeza terá o apoio do eleitorado de Rondônia. Trata-se do fim da punição para o eleitor que deixar de votar nas próximas eleições. Leia o trecho do projeto, aprovado ontem na Comissão de Justiça, na integra clicando aqui.

9 de junho de 2010

Congresso em Foco divulga lista de parlamentares processados

Foi postado ontem no site do Congresso em Foco a nova relação dos inquéritos e ações penais contra parlamentares e senadores nos últimos oito meses, enquanto tramitava no Congresso Nacional o projeto ficha limpa. Dois são de Rondônia. Veja a relação clicando aqui.

8 de junho de 2010

Presidiários usam o nome da Globo para clonagem de celular em RO

Com a tentativa de clonar aparelhos celulares, presidiários estão tentando aplicar mais um golpe em Rondônia. Eles estão enviando mensagens para telefones com a seguinte mensagem: "Globo Torpedão Campeão! Tim Oi, Claro e Vivo! Vc ganhou 1 Gol Okm + 30 mil inf: ligue grátis de telef. residencial p: 014.85.88.6589.31 senha (1010)".

Ao ligar no número que aparece na mensagem, eles solicitam da pessoa uma senha, no caso a que aparece na mensagem (1010), e depois informam que a pessoa ganhou o Gol mais R$ 30 mil. Em contato hoje pela manhã com o chefe de jornalista da TV Rondônia em Porto Velho, Nonato Neves, ele informou que não se trata de promoção e alertou a população para não fornecer dados pessoais e número de telefone.

7 de junho de 2010

Lula libera mais de R$ 2 milhões para Acre divulgar turismo: RO receberá somente R$ 425 mil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou a Lei nº 12.248 abrindo crédito suplementar no valor de R$ 442 milhões em benefício do Ministério do Turismo. O dinheiro será repassado aos estados para a divulgação do projeto "Turismo Social no Brasil: uma Viagem de Inclusão". Para o estado do Acre, o governo autorizou a liberação de R$ 2 milhões e 15 mil. Rondônia terá que se contentar com R$ 425 mil para divulgar as ações do governo federal no Estado.

Leia ainda:

4 de junho de 2010

BR -319: pré-candidatos no AM trocam acusações, mas reconstrução da estrada não sai do papel

Os pré-candidatos ao governo do Amazonas, senador Alfredo Nascimento (PR), responsabilizou o governador Omar Azir (PMN), pré-candidato à reeleição, pelo atraso das obras da BR-319, que liga Porto Velho (RO) a Manaus (AM). O jornal A Crítica, de Manaus, produziu matéria de meia página falando do assunto. Mas a obras não saem do papel. Ficam somente no discurso e projetos eleitorais, principalmente agora.


Leia ainda:
Obras da BR 319 serão retomadas, anuncia ministro do Turismo

3 de junho de 2010

O poder da comunicação na Internet







O Brasil ocupa nesse exato momento o segundo lugar - só perde para os Estados Unidos - na lista dos dez maiores países que utilizam o blog, uma ferramenta de comunicação do Google. O You Tube recebe por minuto mais de 24 horas de vídeos – a Rede Globo hoje produz por dia 19 horas de vídeos. 3,5 milhões de brasileiros utilizam o Facebook, enquanto que o Orkut tem adesão de mais de 5 milhões de pessoas.




Os números foram apresentados pelo Diretor de Políticas Públicas e Relações Governamentais do Google no Brasil, Ivo Correia (foto), durante abertura oficial do 6º Congresso Brasileiro de Assessores de Comunicação da Justiça (Conbrascom), evento realizado na noite desta quarta-feira (2) no auditório da Faculdade Uniron, em Porto Velho. Correia fez uma ampla explanação para jornalistas e assessores de imprensa dos órgãos da justiça sobre a utilização das ferramentas do Google.






2 de junho de 2010

Procuradores alertam jornalistas sobre processo eleitoral




Muito elogiável a iniciativa da Assessoria de Comunicação do Ministério Público Federal em Rondônia (MPF), de promover encontro com os procuradores públicos federal e jornalistas. A palestra, realizada na noite de ontem (1), em Porto Velho, serviu para esclarecer dúvidas dos profissionais de comunicação em relação ao processo eleitoral. Exalto aqui a participação de todos os procuradores.


A "aula de processo" eleitoral contou coma participação dos seguintes procuradores: Reginaldo Pereira Trindade (procurador chefe); Ercias Rodrigues (procurador chefe substituto); Heitor Alves Soares (procurador regional eleitoral) e Lucyana Marina (procuradora eleitoral). Eles foram "corajosos" e responderam todos os questionamentos dos jornalistas. Muitos jornalistas deixaram o prédio da Justiça Federal por volta das 23 horas - sinal que as palestras foram boas.


Destaco aqui a explicação do procurador Reginaldo Trindade, sobre as mais recentes decisões da Justiça Eleitoral que inocentou o ex-governador Ivo Cassol (PP), acusado por compra de votos e Valdivino Tucura, que perdeu o cargo de deputado estadual por decisão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), mas retornou à função de parlamentar, na semana passada, por decisão do STF. "A justiça eleitoral é democrática".





1 de junho de 2010

Essa mulher foi retocada, adverte projeto


A autoria é de um parlamentar do Estado do Pará. Wladimir Costa, do PMDB, apresentou projeto de lei na Câmara Federal estabelecendo que revistas e outras publicações que utilizarem photoshop para modificar fotografias terão que informar aos leitores que utilizaram a ferramenta. Se aprovado, acho que muitas modelos desistirão de sair em capa de revistas. Terão de malhar muito. Leia a matéria na íntegra sobre o projeto clicando aqui.