1 de setembro de 2011

MPF apura situação de abandono do campus da Unir em Rolim de Moura

A situação de total abandono do campus da Universidade Federal de Rondônia (Unir), em Rolim de Moura, na região da Zona da Mata do Estado, levou o Ministério Público Federal, por meio da Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão, a instalar inquérito civil público para buscar um solução para o caso.


De acordo com portaria assinada pelo procurador federal Ercias Rodrigues Souza, já existe no âmbito do MPF um procedimento investigativo sobre o campus da Unir. Ele relata ainda no documento a situação do campus da Unir, em Porto Velho.


"A problemática não é de fácil solução e requer um acompanhamento permanente em face da enorme importância da institução federal para o Estado de Rondônia", relata o procurador.


Ontem, o deputado federal Nilton Capixaba (PTB-RO), usou a tribuna para cobrar do ministro da Educação, Fernando Haddad, solução para o caso. Ele reivindicou melhoria na estrutura dos cursos, melhoria salarial para os professores, investimentos nos laboratórios, além de melhorias na estrutura física e contratação de novos docentes. "Não basta trazer novos cursos para Rondônia. É necessário dar condições para manter o bom andamendo dos cursos já existentes".


Essa semana, acadêmicos dos cursos de Agronomia, Engenharia Florestal, História, Medicina Veterinária e Pedagogia, decidiram paralisar as atividades por tempo indeterminado em decorrência da falta de investimentos no campus de Rolim de Moura. Eles cobram investimentos do governo federal e maior transparência nas ações administrativas da instituição.


Nenhum comentário:

Postar um comentário