27 de setembro de 2012

A CASA CAIU: Justiça impede venda de casa de ex-reitor da Unir

Imóvel adquirido com dinheiro da Riomar

Porto Velho - Rondônia - O Ministério Público de Rondônia (MP-RO), através do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) solicitou denúncia contra o ex-reitor da Universidade Federal de Rondônia (Unir), José Januário Oliveira Amaral e sua irmã, Suely Amaral, ambos suspeitos de incorrer no crime de lavagem de dinheiro.
A apuração dirigida pelos promotores do MP em conjunto com os delegados do Gaeco apurou que parte dos recursos desviados da Fundação Riomar, institutto de apoio a Unir, foi empregado na compra de uma casa em Florianópolis, capital de Santa Catarina. A investigação constatou que o bem foi comprado por Januário e colocado em nome de sua irmã, Suely, ex-sócia da empresa Tecsol que era utilizada para o desvio de verbas.
Promotor do MP rondoniense, Pedro Abi-Eçab acompanha a investigação desde o seu início, em 2011, e comemora este novo avanço. “Vejo aspecto positivo no fato de que poderemos recuperar esse valores. Nossa intenção não se limita a punir a pessoa, mas recuperar esses valores e repassar a Riomar, que foi lesada com a prática criminosa”, argumentou em entrevista ao Diário da Amazônia, Abi-Eçab.
O promotor informou que a casa catarinense estava à venda, mas já foi bloqueada pela Justiça. “A residência está avaliada na ordem de R$ 700 mil e deve ir à leilão para que o montante obtido neste processo seja revertido para a Unir através da Fundação”, detalhou.
Autor: Raphael Vaz

Nenhum comentário:

Postar um comentário