1 de fevereiro de 2013

Nova saída ao Pacífico une lideranças de RO e MT

BR-429, que liga Médici a Costa Marques

Porto Velho, Rondônia - O Movimento Pró-Saída do Pacífico, através da Rodovia-429 (em Rondônia) e pela estrada central Carretera e conexões (Na Bolívia), dando acesso ao porto de Arica no Chile, já une as lideranças políticas de Rondônia e do Mato Grosso. A bandeira, levantada pelo líder do movimento, deputado estadual Eurípedes Lebrão (PTN), já tem o apoio do governador Confúcio Moura (PMDB), que determinou ao DER a licitação dos serviços de balsas sobre o rio Guaporé, em Costa Marques, na fronteira com a Bolívia.
Em Brasília, ao se pronunciar sobre o projeto, cujo embrião nasceu ainda durante o governo Jerônimo Santana, o senador Acir Gurgacz (PDT-RO) afirmou que o Vale do Guaporé pode contar com seu apoio irrestrito. “Marcharemos juntos com o deputado Lebrão e as lideranças deste movimento, pois esta iniciativa levará o progresso a esta região”, disse.
Ontem, o deputado Lebrão enfatizou que o movimento prepara nova missão para a Bolívia acertando detalhes da rota alternativa aos mercados asiáticos pelo Oceano Pacífico. “As coisas estão bem adiantadas, porque no lado brasileiro, a BR-429 já está pavimentada e neste ano teremos o serviço de balsas em funcionamento em Costa Marques”, explicou. Já do lado boliviano, a estrada está em excelentes condições de tráfego, mas falta a pavimentação de 280 quilômetros, para que a ligação continental seja concluída, o que está sendo negociado com o governo do Beni e com o próprio presidente boliviano Evo Morales.
A saída por Costa Marques tem prosperado desde que a alternativa por Guajará-Mirim fracassou por atingir área indígena e gerar fortes protestos no País vizinho. Na opção da saída para o pacifico, por Assis Brasil (AC), pelo Peru, a rodovia não possibilita o tráfego de cargas pesadas. Com isso, as autoridades brasileiras se voltam para firmar a rota comercial através de Costa Marques.
Enumerando as vantagens para Rondônia e o Mato Grosso, o deputado Lebrão ressalta que novo caminho para o pacifico, pelo Vale do Guaporé, economiza com relação aos portos peruanos cerca de 1.500 quilômetros em transportes. Além disso, abre um grande mercado para os produtos agropecuários e industrializados de Rondônia para uma população de três milhões de habitantes, na região metropolitana de Santa Cruz de La Sierra, situada a cerca de 600 quilômetros de Costa Marques. Como se sabe, esta região importa tudo dos Estados Unidos e, com o novo acesso, contará com preços mais competitivos para o intercâmbio comercial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário