BR-429, que liga Médici a Costa Marques |
Porto Velho, Rondônia - O
Movimento Pró-Saída do Pacífico, através da Rodovia-429 (em
Rondônia) e pela estrada central Carretera e conexões (Na Bolívia),
dando acesso ao porto de Arica no Chile, já une as lideranças
políticas de Rondônia e do Mato Grosso. A bandeira, levantada pelo
líder do movimento, deputado estadual Eurípedes Lebrão (PTN), já
tem o apoio do governador Confúcio Moura (PMDB), que determinou ao
DER a licitação dos serviços de balsas sobre o rio Guaporé, em
Costa Marques, na fronteira com a Bolívia.
Em
Brasília, ao se pronunciar sobre o projeto, cujo embrião nasceu
ainda durante o governo Jerônimo Santana, o senador Acir Gurgacz
(PDT-RO) afirmou que o Vale do Guaporé pode contar com seu apoio
irrestrito. “Marcharemos juntos com o deputado Lebrão e as
lideranças deste movimento, pois esta iniciativa levará o progresso
a esta região”, disse.
Ontem,
o deputado Lebrão enfatizou que o movimento prepara nova missão
para a Bolívia acertando detalhes da rota alternativa aos mercados
asiáticos pelo Oceano Pacífico. “As coisas estão bem adiantadas,
porque no lado brasileiro, a BR-429 já está pavimentada e neste ano
teremos o serviço de balsas em funcionamento em Costa Marques”,
explicou. Já do lado boliviano, a estrada está em excelentes
condições de tráfego, mas falta a pavimentação de 280
quilômetros, para que a ligação continental seja concluída, o que
está sendo negociado com o governo do Beni e com o próprio
presidente boliviano Evo Morales.
A
saída por Costa Marques tem prosperado desde que a alternativa por
Guajará-Mirim fracassou por atingir área indígena e gerar fortes
protestos no País vizinho. Na opção da saída para o pacifico, por
Assis Brasil (AC), pelo Peru, a rodovia não possibilita o tráfego
de cargas pesadas. Com isso, as autoridades brasileiras se voltam
para firmar a rota comercial através de Costa Marques.
Enumerando
as vantagens para Rondônia e o Mato Grosso, o deputado Lebrão
ressalta que novo caminho para o pacifico, pelo Vale do Guaporé,
economiza com relação aos portos peruanos cerca de 1.500
quilômetros em transportes. Além disso, abre um grande mercado para
os produtos agropecuários e industrializados de Rondônia para uma
população de três milhões de habitantes, na região metropolitana
de Santa Cruz de La Sierra, situada a cerca de 600 quilômetros de
Costa Marques. Como se sabe, esta região importa tudo dos Estados
Unidos e, com o novo acesso, contará com preços mais competitivos
para o intercâmbio comercial.
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