15 de julho de 2014

Bola pra frente Brasil e o pós-Copa

O Brasil não levou a taça da Copa do Mundo, mas quem saiu no lucro foi a economia, principalmente o turismo. Ontem, antes da presidente Dilma Rousseff (PT) fazer um balanço geral sobre a Copa, o Ministério dos Esportes divulgou os números do mundial que encerrou no último domingo com a vitória da Alemanha. Foram 700 mil turistas que vieram ao Brasil durante o evento esportivo, 132% a mais do que no mesmo período do ano passado.
De acordo com o Ministério dos Esportes, desses, 485 mil passaram pelos 21 aeroportos das 12 cidades, número superior ao verificado nos períodos de Natal e Carnaval. O índice médio de atraso, de acordo com as informações do turismo, foi de 7,45%, metade da média nacional e inferior ao europeu.
O pós-Copa manda pro arquivo o pessimismo de alguns que pregavam em vários pontos do país que seria a Copa do caos. Não foi. Os aeroportos funcionaram, não houve atraso no processo de decolagem de aeronaves. O Brasil, como bem disse ontem a presidente Dilma Rousseff, foi um vitorioso na organização e recepção da Copa do Mundo.
Se percebeu um elevado índice de utilização de transportes públicos na movimentação dos torcedores até os estádios. No Itaquerão, em São Paulo, 85% das pessoas foram aos jogos de trem ou metrô. No Rio e em Recife, o índice foi de 65% e 60%, respectivamente.
Na área de telecomunicações, o Ministério registrou as 11,2 milhões de chamadas telefônicas realizadas e os 45 milhões de fotos enviadas nos estádios. Tudo aconteceu de forma perfeita e ficará na memória da população. Por fim, não houve o caos como a mídia divulgou no período que antecedeu a abertura do mundial.

O crédito do sucesso da Copa do Mundo não é somente do governo Dilma. É dos governos estaduais, das prefeituras e da população. Todos os envolvidos no trabalho se esforçaram na organização dos eventos nas cidades sedes. A preocupação maior dos organizadores era evitar o caos. Deu certo. O Brasil deixa um bom exemplo de organização da festa e estará preparado para outros eventos importantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário