23 de janeiro de 2015

Zona de Processamento de Exportação de Rondônia recebe apoio de ministro

Empresários recebem documentação: F. J. Gomes
A ZPE tem por objetivo o aproveitamento e o aprimoramento das vocações produtivas já existentes no Estado, bem como, a agregação de valor às exportações já realizadas, sobretudo àquelas relacionadas com atividades do agronegócio local, como as vendas externas de carnes e de soja, responsáveis por cerca de 75% dos produtos exportados por Rondônia.
Para o governador, que afirmou estar otimista com a economia estadual, que a cada ano soma resultados surpreendentes, o momento agora é para se trabalhar a confiança da classe empresarial no sentido de se ampliar o percentual de empresas exportadoras do Estado, de 20 para 40%.
“A função do governo é auxiliar as empresas com incentivos. Não vamos atrapalhar o crescimento. O arrocho existe, mas é no setor público, onde trabalhamos com medidas de contenção de gastos para investirmos em áreas prioritárias”, disse Confúcio, referindo-se ao pacote de medidas anunciadas nesta semana para reduzir em pelo menos 20% as despesas em relação ao ano passado.

Além da ZPE, o otimismo do governador é reforçado pela previsão de entrar em operação o novo complexo portuário de Porto Velho, com o novo terminal graneleiro, resultado da parceria público-privada dos governos do Estado e Federal e o grupo Maggi. Além de incentivar a saída da produção local, o novo porto, que tem investimentos estimados em R$ 400 milhões, vai desafogar o trânsito de veículos pesados na área central da capital. Com a nova estrutura, o trajeto sai da avenida Jorge Teixeira para a avenida Guaporé e Estrada da Penal, até que as obras do Arco Norte permitam o acesso à região de Porto Schuelo.
Expectativa do governo Estadual é entregar 52 documentos até o fim do mês de março


Governador determina atenção ao distrito industrial
Com a expansão do agronegócio e os resultados positivos da economia de Rondônia, com reflexo em nível nacional, a determinação do governador, segundo o secretário de Estado de Agricultura, Evandro Padovani, é voltar a atenção ao Distrito Industrial, instalado há quase 20 anos à margem direita da BR-364, a 17 quilômetros da Capital, sentido Candeias do Jamari, mas ainda padecem de infraestrutura adequada para atrair empresas.
Com a entrega das Cartas de Anuência aos empresários de vários segmentos, o governador espera ampliar o número de empresas instaladas, de 22 para 52 e, consequentemente, aumentar o número de empregos, de dois mil para seis mil.

Ontem foram entregues 12 documentos, que têm por finalidade facilitar a instalação com a escrituração e acesso a investimentos via Bancos do Brasil e da Amazônia, além da Caixa Econômica Federal. A intenção do governo estadual, segundo Gilson Salomão, coordenador de Desenvolvimento Comercial, Industrial e da Produção da Seagri, até o fim de março outros 37 empresários, que já tiveram empreendimentos aprovados pelo Conselho Estadual de Desenvolvimento (Conder), receberão a carta, que tem validade de 90 dias.
Conforme o representante da Olivinutri, Dinalvo Júnior, após as medidas jurídicas, o próximo passo será colocar em prática o projeto de instalação de um empreendimento voltado à manipulação de peixes.
Já o diretor da V Máquinas, Rafael Ramos, estima a oferta de pelo menos 20 empregos diretos na empresa de máquinas e equipamentos pesados.
Ainda receberam a Carta Anuência, a Rondotech, Rondoquimica, Planeta Distribuidora, Correia e Oliveira, Sesi, Senai, BBF, Gráfica Roda Viva, Fundação D’agostini e Tempos Presentes.

Antes, foi discutida a criada da Associação Gestora de Empresas do Distrito Industrial que, segundo o governador, funcionará como um condomínio com vistas ao melhor gerenciamento do Distrito Industrial. (Veronilda Lima/Diário da Amazônia)

LEIA AINDA:
Porto Velho vai ganhar Zona de Processamento e Exportações
Exportação de carne em Rondônia cresce 550%


Nenhum comentário:

Postar um comentário