24 de agosto de 2017

Um importante apoio às empresas

O lançamento do programa BNDES Giro, destinado às micro, pequenas e médias empresas, foi a forma mais emergente encontrada pelo Palácio do Planalto para estimular a economia e gerar novos postos de trabalho. A equipe econômica do governo acredita que será possível impulsionar novos financiamentos a essas empresas e injetar na economia cerca de R$ 20 bilhões até 2018. 
Pelo programa governamental lançado ontem, o empresário que solicitar em uma plataforma digital financiamento ao BNDES, por meio de agentes financeiros, saberá já no ato do pedido se está apto a receber os recursos pretendidos. Se estiver autorizado, o recurso estará disponível na conta da empresa no prazo de 24 horas. Segundo o ministro do Planejamento, Dyogo Oliveira, atualmente, o prazo para esse processo pode chegar a 60 dias.
A vantagem desse programa foi a queda na taxa de juros para a concessão do crédito de 2,1% para 1,5%. Outras vantagens podem ser apreciadas pelos empresários no programa federal. A medida econômica é importante para a economia e traz estímulo para quem pretende ampliar as atividades. Sem dúvida, quem ganha são os órgãos de arrecadação do governo com mais recursos circulando na economia. 
A micro e pequena empresa tem grande significância na economia brasileira e o Serviço de Apoio a Micro e Pequena Empresa (Sebrae) se tornou um grande parceiro dos novos empresários. As prefeituras também estão auxiliando e estimulando os novos empresários na geração de novos postos de trabalhos. 
Ao que parece, o problema maior está no acesso ao crédito. A necessidade de facilitar o acesso ao crédito para os pequenos empreendedores foi o tema central do debate, na última terça-feira, na comissão especial que analisa alterações no Estatuto Nacional da Micro e Pequena Empresa. O assunto é previsto no Projeto de Lei Complementar 341/17, em tramitação na Câmara Federal e é esperado solucionar o problema ainda este ano.
Em países desenvolvidos, as pequenas empresas movimentam cifras astronômicas e injetam um volume imenso de dinheiro na economia. O próprio presidente Michel Temer (PMDB) reconheceu que o Brasil patina no apoio financeiro às empresas.  Muitos empresários ainda se esbarram no acesso ao crédito, um problema que parece caminhar para uma solução eficaz com o programa federal BNDES Giro. O programa chega no momento em que a economia começa a apresentar bons sinais de recuperação após uma longa crise gerada pelos escândalos de corrupção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário