28 de dezembro de 2017

Ji-Paraná, o município das oportunidades

O município de Ji-Paraná fechou o mês de novembro com mais de 1.000 postos de trabalho, liderando o ranking no estado de Rondônia, conforme apontou ontem o relatório do Cadastro Geral de Empregados e Empregados e Desempregados e (Caged), divulgado pelo Ministério do Trabalho. 
Pela primeira vez, ao longo dos últimos meses, Ji-Paraná ultrapassou a capital rondoniense, que fechou o mês com um saldo negativo. Nos últimos meses, vários empreendimentos foram inaugurados no segundo maior município de Rondônia, com rede de lojas, praça de alimentação e salas de cinemas. A cidade ampliou também a rede hoteleira.  
Porto Velho, que já chegou a ocupar em 2011 lugar de destaque no ranking de geração de empregos no Brasil, hoje enfrenta a ressaca do impacto provado em função da finalização das obras das usinas do rio Madeira. Hoje o município precisa definir uma política voltada para atrair novos empreendimentos e voltar a assumir o posto de destaque do Caged.
A prefeitura de Ji-Paraná tem sido parceira importante nos grandes empreendimentos, facilitando a vida para quem quer abrir seu próprio negócio e oferecendo contra-partida para quem deseja investir na cidade. Quem ganha com essa parceria é a população. Outros novos empreendimentos estão programados para o próximo ano. 
Enquanto Ji-Paraná assume a liderança na geração de emprego, no cenário nacional, a situação ainda é bem diferente. O saldo de empregos formais no Brasil em novembro ficou negativo, com redução de 12.292 vagas. Em relação a outubro, houve redução de 0,03%, segundo o Caged. Os dados já consideram as novas formas de contratação estabelecidas na reforma trabalhista.
Segundo o ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira, em novembro há uma tendência de saldo negativo do emprego  - não é o caso de Rondônia, onde outros municípios como Cacoal, Vilhena e Chupinguaia avançaram na criação de postos de trabalho. Ele argumentou, entretanto, que esse resultado não indica interrupção no processo de retomada do crescimento econômico, com criação de postos de trabalho. 
Por outro lado, os números da Confederação Nacional da Indústria (CNI) revelam que a economia mudou. A rede de shopping, por exemplo, apresentou um aquecimento das vendas, superando os últimos anos. Em Porto Velho, a previsão de crescimento durante as festas de final de ano era de 6%, conforme a Federação do Comércio do Estado de Rondônia (Fecomércio). 
Infelizmente, hoje o Brasil tem mais de 12 milhões de pessoas procurando emprego nesse exato momento e estão otimistas que 2018 será bem diferente. Ex-trabalhadores não perderam a esperança de sonhar com dias melhores para suas famílias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário