27 de março de 2013

Artigo: Internet congestionada


Dentro de alguns dias, no máximo no mês de setembro, pelo menos 27 municípios da Região Norte (Amazonas, Pará e Amapá) estarão sendo beneficiados com serviços de tecnologia banda larga. Essa medida, fruto do consórcio LT Amazonas, formado pelas empresas Isolux Infrastructure e Manaus Transmissora, vai proporcionar conexões 5 mil vezes mais rápidas que as atuais e aumentará em 100 vezes a capacidade de transmissão de voz e dados na região.

Acompanhei hoje o ato solene sobre o apresentação do projeto. O evento contou com a presença do ministro das Comunicações, Paulo Bernado. Em discurso, Bernado enfatizou a importância de preparar o Brasil para o mundo digital. Uma grande população brasileira ainda é prejudicada com a péssima qualidade de serviços de internet móvel. Muitas das vezes, o cidadão contrata a tecnologia de 5 mega, mas acaba pagando 3. Não existe empresa para aferir esse tipo de serviço no momento.

O projeto que prevê a construção de linhas de transmissão com cabo de fibra óptica interligando os estados do Norte é de 1983 e somente agora está saindo do papel. O projeto, ao que parece, só andou pelo fato da capital amazonense ser cidade sede dos jogos da Copa do Mundo de 2014. O Brasil não quer fazer veio.

O ministro Paulo Bernandes reconhece que a internet no Brasil está congestionada. É necessário assegurar infraestrutura para ampliar os serviços da rede. Na cidade de Porto Alegre, ocasião de entrega de mais uma obra do governo federal, o ministro, acertou no alvo quando afirma que é necessário abrir mão de alguns tributos para as empresas que investem na melhoria do sistema de transmissão de informação por meio da internet.

A medida, por um lado, causa prejuízos aos cofres públicos. Por outro, ajuda a levar informação com alta velocidade à população do Norte. Países, com menor extensão territorial que o Brasil, estão investindo pesado na transmissão de dados e internet 4G. O Brasil precisa empatar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário