6 de janeiro de 2014

Exército faz operação na Amazônia para localizar desaparecidos

General Costa Villas Boas (e) vai coordenar missão 
O comandante militar da Amazônia, general do exército Eduardo Dias da Costa Villas Boas, estará no próximo dia 7 na região de Humaitá (AM) e vai sobrevoar a reserva indígena Tenharim Marmelos, onde três pessoas estão desaparecidas desde 16 de dezembro. Antes do processo de reconhecimento da área, o general estará em Porto Velho, traçando o plano de estratégia na selva com o general da 17º Brigada, Ubiratan Poty.
No final da tarde de ontem, o trabalho de busca foram suspensos pelo Exército e Polícia Federal de Rondônia. Estão desaparecidos o professor Stef Pinheiro, o comerciante Luciano Ferreira Freire e o técnico Aldeney Ribeiro Salvador. Eles teriam sido mortos pelos índios em represália ao suposto assassinato do cacique Ivan Tenharim - segundo a versão da polícia, o cacique se acidentou com sua moto. No último dia 25, moradores atearam fogo no prédio da Fundação Nacional do Índio (Funai) em Humaitá e queimaram veículos e barcos.

O prefeito de Humaitá, José Cidinei Lobo do Nascimento (PMDB), enviou pedido ao Exército para que seja garantida assistência aos índios da Terra Indígena Tenharim Marmelos. Segundo ele, desde que as instalações e veículos da Fundação Nacional do Índio (Funai) na cidade foram incendiadas por uma revolta popular no último dia 25, os indígenas ficaram sem atendimento e estariam privados de remédios e alimentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário