27 de fevereiro de 2014

Rondônia, um novo celeiro de grãos

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), divulgou ontem o quinto acompanhamento da safra brasileira 2013/2014. Esse relatório é resultado de um trabalho desenvolvidos por técnicos das Superintendências Regionais. Eles estiveram a campo com o objetivo de realizar entrevistas e aplicarem questionários aos agrônomos e técnicos de Cooperativas, Secretarias de Agricultura, órgãos de Assistência Técnica e Extensão Rural (oficiais e privados), agentes financeiros e revendedores de insumos.
Na Região Norte, Rondônia surge como terceiro maior produtor de grãos, perdendo para o Estado do Tocantins, cuja previsão dos técnicos é continuar liderando na produção de soja. Estimativas divulgadas pela Conab indicam que o Tocantins terá esse ano um incremento de 28,4% na produção de grãos. Rondônia, segundo levantamento, a estimativa é de crescer 13,2, o que significa dizer que estaremos produzido este ano mais de 129 mil toneladas de grãos.
Hoje Rondônia produz algo em torno de 1 milhão e 200 mil toneladas de grãos (arroz, milho, feijão e soja). A capacidade de armazenagem da produção de alimentos no Estado está em torno de 800 mil. Para se ter uma ideia da produção de Rondônia, se fosse para armazenar tudo o que se produz, faltaria armazém. Ocorre que a soja colhida em Rondônia é transportada imediatamente ao Porto Graneleiro de Porto Velho e depois segue para o Porto de Itacoatiara, no Amazonas.

Em Rondônia, devido ao inverno amazônico, a colheita de feijão acontece no mês de agosto. O milho também tem outro período de colheita. Cerejeiras, no Sul de Estado, está se tornando um dos grandes produtores de soja. Empresários de São Paulo estão investindo na região e acreditam no surgimento da nova fronteira agrícola rondoniense.


Dados da Conab revelam que o Brasil está próximo de se tornar o maior produtor de soja do mundo e esse ano deve bater mais um recorde de produção, ultrapassando os Estados Unidos. Rondônia, sem sombra de dúvida, terá uma parcela importante na conquista desse título.

Nenhum comentário:

Postar um comentário