13 de novembro de 2014

Nova ponte sobre o rio Madeira vai facilitar acesso entre Rondônia e Acre

A construtora Arteleste deu início a construção da ponte no rio Madeira, na BR-364, Ponta do Abunã, região de Porto Velho, e a previsão de entrega de obra é para o final de 2016. O anúncio foi feito ontem pelo superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit), engenheiro Fabiano Cunha, ao vice-governador Airton Gurgacz (PDT), governador do Acre, Tiao Viana (PT), vice-governadora eleita Nazaré Araújo (PT) e lideranças acriana.
A obra faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do governo federal, e prevê investimentos de R$ 128 milhões. O projeto básico e cronograma da obra foram apresentados às autoridades dos dois estados no canteiro de obra da empresa Arteleste, no distrito de Vista Alegre do Abunã.
O engenheiro responsável pela construção da ponte, Cleider Razzeni, explicou que obra começou com atraso em decorrência da cheia histórica do rio Madeira, inviabilizando a execução dos serviços. “No mês de junho iniciamos a construção do canteiro de obras e a construção de quatro colunas de apoio da ponte. Na próxima semana vamos dar início a outra frente de serviço”, adiantou o engenheiro.
Para o vice-governador Airton Gurgacz, a ponte vai permitir a integração terrestre mais rápida entre Rondônia e Acre. “A BR-364 é a única via de acesso terrestre de Rondônia ao Acre e o volume de carretas que segue rumo ao estado acriano é intenso. A travessia por meio de balsas pelo rio Madeira é lenta e muitos motoristas perdem até 1 hora de viagem. Com a ponte concluída, o acesso até Rio Branco será bem rápido”, disse Gurgacz.
Tião Viana lembrou do período que o Estado ficou no isolamento em função da enchente. “A obra foi projetada dentro da cota máxima da cheia do rio Madeira. Isso significa que o Acre não vai mais correr o risco de isolamento em consequência de enchente”, afirmou o governador. Ela aguarda ainda um relatório da Agência Nacional da Água (ANA) sobre a previsão de enchente no próximo ano.
Após a explicação do projeto pelos engenheiros, a comitiva acriana e de Rondônia seguiu até a obra e acompanhou o processo de construção de colunas de apoio na margem esquerda do rio Madeira. Além do vice-governador de Rondônia, participaram da visita ao canteiro da obra o diretor do Departamento de Estrada e Rodagem (DER), Ubiratan Gomes e Major Maurício Gualberto.

LEIA AINDA: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário