7 de julho de 2017

Menos recursos para investigar corruptos

A redução do volume de recursos no caixa da Polícia Federal prejudica de fato o bom andamento das investigações contra quadrilhas que roubaram o dinheiro público, mas não será motivo suficiente para barrar futuras operações. Também não é o suficiente de reduzir o poder de investigação. Se algo tiver acontecendo de forma errada, a Polícia Federal vai agir, independentemente de quem esteve no poder. 
Entre as reduções de custo, conforme publicou ontem o site da revista Veja, estão hospedagem de equipes e até combustível de viaturas utilizadas. O presidente da Associação dos Delegados da Polícia Federal (ADPF), Carlos Eduardo Sobral, afirma que os valores destinados esse ano dão conta apenas de manutenção. “O investimento já é quase zero. O custeio é para movimentar a máquina. Vai paralisar as atividades. Em um orçamento que já é pequeno, cortar 44%, vai parar”, afirmou o delegado. 
O momento é bem oportuno para a população manifestar todo apoio à Polícia Federal. Foi graças às operações deflagradas pela Polícia Federal que muitos políticos com forte poder econômico foram presos. O poder de investigação da operação Lava Jato desarticulou uma mega quadrilha instalada no Congresso Nacional e no Palácio do Planalto para desviar recursos públicos. Enquanto a população se divertia com os jogos da Copa do Mundo no Brasil, as grandes empreiteiras responsáveis pela construção de estádios faziam a divisão do bolo orçamentário fruto da corrupção e lavagem de dinheiro.
Na última quarta-feira, o Governo Federal já havia anunciado a redução de recursos para a Polícia Rodoviária Federal, que também teve suas atividades comprometidas em decorrência do pouco caixa no orçamento. A população sabe que o Brasil está em grande crise econômica e tenta se recuperar, mas o País enfrenta essa situação em função da corrupção que foi instalada no Palácio do Planalto. 
Agora é o próprio Governo que pretende enxugar o orçamento dos órgãos de fiscalização. O leitor sabe que no início do ano o Governo reduziu o volume de recursos em vários ministérios. Algumas obras tiveram o cronograma afetado, inclusive a ponte no rio Madeira, na região da Ponta do Abunã. 
Se o Governo Michel Temer (PMDB) fosse um Governo sério, faria o contrário. Fortaleceria os órgãos de fiscalização e dobraria o volume de recursos para ampliar o poder de investigação. Faz totalmente o contrário. Sindicatos e representantes dos servidores públicos devem repudiar essa atitude do Governo Federal. A operação federal  Lava Jato causou impacto em praticamente todos os estados e cumpriu o papel principal de desarticular uma quadrilha que sangrava o Brasil. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário