4 de janeiro de 2017

Ponto eletrônico no município

A imediata instalação de ponto eletrônico, uma das 12 medidas econômicas adotadas pelo prefeito Hildon Chaves (PSDB) e anunciada durante solenidade de posse no último domingo em Porto Velho, causou surpresa aos servidores públicos de Porto Velho e pode gerar insatisfação em parte do funcionalismo público.
Em Rondônia, apenas no município de Ouro Preto, em especial na Secretaria Municipal de Saúde, essa medida está em fase de teste. Segundo apurou o Diário, a medida deve se estender para outras secretarias do município. Fora o município de Ouro Preto, não se tem notícia da instalação de ponto eletrônico e se a medida apresentou resultado satisfatório.
Essa prática funciona há muito tempo no Ministério Público do Estado, Tribunal de Justiça de Estado e Tribunal de Contas. No governo de Estado, o ponto eletrônico já funciona em diversas secretarias. A Assembleia Legislativa, na época em que o ex-prefeito de Ouro Preto, Alex Testoni, ocupava o cargo de vice-presidente do Legislativo, tentou implantar a medida. Funcionários também eram monitorados por uma comissão de servidores e quem não assinasse o ponto recebia falta.
Um dos Termos de Ajuste de Conduta (TAC) firmado pelo Ministério Público do Estado com a Assembleia Legislativa estabelecia a necessidade da instalação de um ponto eletrônico. No âmbito do município de Porto Velho, talvez não tenha necessidade de instalar ponto eletrônico.
Talvez em algum setores não exista a grande necessidade de instalar ponto eletrônico, mas em outras pastas essa medida deve ser necessária. No âmbito da secretaria de Saúde, por exemplo, ela deve ser fundamental. Basta o cidadão procurar uma Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) do Município que vai perceber a falta de médicos, odontólogos e outros especialistas. Trata-se de uma demanda grande que a população necessita e que muitas das vezes não está disponível no momento que o cidadão mais precisa.
Se vai apresentar bom resultado ou não, o município de Porto Velho precisa passar por essa experiência. O servidor público concursado tem como uma das atribuições servir a população e recebe para isso. Um primeiro levantamento realizado no final do ano passado pela equipe de transição do prefeito Hildon Chaves se constatou uma demanda muito grande no município de funcionalismo, mas também se apurou a falta de mão de obra. É preciso identificar onde está essa força de trabalho do município para construir uma nova página na história de Porto Velho.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário