1 de abril de 2013

Rondônia terá internet veloz, anuncia ministro Paulo Bernardo

Ministro Paulo Bernardo (seg. a esq.) fala das metas
Porto Velho, Rondônia - O programa de expansão de velocidade de internet em Rondônia recebeu prioridade do Ministério das Comunicações e vai contemplar novos municípios rondonienses com banda larga e alta velocidade na transmissão de dados, informou o ministro Paulo Bernardo, durante solenidade de pré-estreia do documentário projeto LT Amazônia (veja box), ocorrida na última quarta-feira em Brasília (DF).

“Essa semana tivemos uma conversa produtiva com o governador Confúcio Moura sobre o assunto. A meta é utilizar a estrutura do Linhão de energia, que liga Cuiabá a Porto Velho e cobrir toda essa região com tecnologia transmitida por cabo de fibra ótica”, explicou o ministro, acrescentando que o projeto recebeu carta branca da presidente Dilma Rousseff (PT) para investir em programas de infraestrutura e inclusão digital no Norte.

Para o ministro, o momento requer investimentos em inclusão digital. Bernardo defendeu o Regime Especial de Tributação do Programa Nacional de Banda Larga do Ministério das Comunicações, que retira tributos federais da construção de redes de fibra óptica destinado à banda larga. Serão R$ 3,8 bilhões de renúncia fiscal até 2015 que é “fundamental para estimular a instalação de novas redes. Sem infraestrutura não temos como colocar de pé o projeto de universalizar a internet no Brasil”.
“Na região Norte existe uma demanda muito grande de pessoas que não contam com tecnologia. Vamos reverter esse número até 2016. O Ministério das Comunicações decidiu essa semana abrir mão de alguns tributos na telefonia”. O resultado, explica, é o investimento na melhoria da infraestrutura tecnológica. “Para termos essa tecnologia, é preciso ter energia e isso Rondônia tem de sobra”.

O presidente da Tim Brasil, Rodrigo Abreu, afirmou que a comunicação passou a ser o quarto pilar no processo de logística de um Estado. “Sabemos da importância do desenvolvimento dos estados nas áreas da saúde, educação e transportes, mas a comunicação passar a ser fundamental nesse processo de desenvolvimento de uma região”, explicou.

4G: Anatel mantém dúvida

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) ainda está incerta sobre o potencial compartilhamento de radiofrequências entre as operadoras. O tema chegou à agência por conta de uma consulta encaminhada pela Telefônica/Vivo, mas de acordo com o presidente do órgão regulador, João Rezende, há um grande caminho pela frente até que a ideia se materialize. “É mais difícil, tecnicamente, de decidir. A agência precisa ter capacidade de fiscalizar isso. Saber quem está falando, quem vai investir para aumentar a capacidade”, afirmou João Rezende. Segundo ele, ainda falta maior clareza sobre o tema.

“É uma coisa nova e não apenas para nós. Vimos na Europa que equipamentos para gerenciamento do espectro estarão prontos só daqui a três anos. Acho que a Anatel tem que se debruçar sobre isso e estudar profundamente o compartilhamento de frequências”, completou. O assunto foi discutido em evento sobre competição no setor promovido pela Momento Editorial.
No campo do compartilhamento de infraestruturas passivas, Rezende entende que se trata de questão muito mais simples de resolver. A única ressalva é de que as empesas detalhem melhor alguns pontos. “Queremos ver o contrato para verificar a responsabilidade solidária entre as empresas e com o usuário. Ou seja, se der problema pode ficar uma jogando contra a outra, então essas relações precisam estar muito bem definidas.”

Para o vice-presidente da TIM, Mario Girasole, as questões feitas pela Anatel já foram sanadas. “Praticamente encerramos o contrato, que tem pontos relevantes que surgiram em conversas com agência, notadamente em responsabilidade com o usuário, que as empresas não compartilham; transparência e flexibilidade para cada uma operadora ter investimentos em outras áreas, bem como um mecanismo de resolução de conflitos muito claro para não deixar a questão chegar na agência.” (Luis Oswaldo)

Região Norte interligada com fibra ótica

Uma parceria entre a operadora Tim, a Isolux Infrastructure e o setor público vai permitir o aumento em 100 vezes da capacidade de transmissão de voz e dados e oferecerá os preços mais competitivos nos estados do Amazonas, Amapá e Pará. Nesse primeira fase, serão beneficiados 27 municípios do Norte. O projeto consiste na construção de 1.747 quilômetros de linhas de alta tensão com total 3.351 torres de 45 a 180 metros interligando as cidades de Tucurui (PA), Macapá (AP) e Manaus (AM). O consórcio prevê ainda a construção de duas torres de altura com mais de 295 metros de altura (segunda maior torre da América Latina), para que 2.500 metros de cabo pudessem atravessar o Rio Amazonas. A capital amazonense será sede da Copa do Mundo de 2014 e a ideia da empresa Tim é colocar em funcionamento essa tecnologia até o mês de setembro.

O projeto original, de acordo com Airton Costa Ferreira, da empresa Isolux, é de 1980 mas somente agora está se concretizando. Os investimentos na obra somam R$ 4 bilhões. “A proposta consiste em utilizar as torres de transmissão de rede de energia elétrica com cabo de fibra óptica, o que permite maior rapidez na transmissão de voz de dados”, disse Ferreira.

A empresa enfrentou vários problemas de logística. Os funcionários tiveram que enfrentar a correnteza dos rios para instalar base de até 40 metros de profundidade. Outro desafio foi instalar nas torres os cabos de fibra óptica acima da copa das árvores.

Documentário da discovery mostra obra na floresta

O canal de televisão “Discovery” acompanhou o processo de construção da linha de transmissão dos Estados do Amazonas, Amapá e Pará. Os bastidores da obra serão exibidos no episódio especial “Como de Resolve”, que vai ao ar nesta terça-feira (2), a meia noite (horário de Brasília).

Representante da Discovery, André Rossi, relembra as dificuldades na mata fechada na produção do documentário. “Muitas das vezes, os trabalhadores tinham que trocar de barco e utilizar uma rabeta para chegar até o local”. A produção tem ainda um depoimento do ministro Paulo Bernandes, que enfatiza a importância da obra para a população da região Norte. “É uma região onde a população também enfrente grande dificuldade de acesso a serviços de telefonia e internet”.


PROGRAMAÇÃO
O Discovery é uma marca global dedicada a criar conteúdo de alta qualidade baseado na vida real. Sua missão é informar, entreter e satisfazer a curiosidade de seu público, através de uma programação variada nas áreas da ciência, tecnologia, natureza, história, aventura humana e cultura mundial. Lançado nos Estados Unidos em 1985, e na América Latina, em 1994, o Discovery está presente em mais de 200 países e territórios.

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