4 de setembro de 2015

O Índice de Vulnerabilidade Social na região Norte

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) divulgou na última terça-feira, 1, o Índice de Vulnerabilidade Social (IVS) sobre a exclusão social, pobreza e vulnerabilidade social. O mapeamento foi feito em todos os Estados da federação.
Na região Norte, de acordo com a pesquisa, 41,9% dos municípios estão no grupo de IVS muito alto e o Estado que apresenta maior percentual de municípios nessa faixa do IVS é o Amazonas, com 80,6%, seguido do Pará, com 63,6%.
Na faixa do IVS médio estão 24,1% dos municípios desta macrorregião, incluindo Belém (PA), Manaus (AM), Porto Velho (RO), Rio Branco (AC) e Macapá (AP). Já as capitais Palmas (TO) e Boa Vista (RR) apresentam baixo IVS.
De acordo com o mapa 27, as maiores evoluções do IVS (redução da vulnerabilidade social), entre 2000 e 2010, ocorreram nos estados do Tocantins, de forma generalizada, e, pontualmente, em municípios da área central de Rondônia, Sudeste do Pará, Oeste do Amapá e nos municípios de Tefé e Codajás, no Amazonas.
O estudo é importante na construção de novas políticas públicas em benefício da sociedade. As secretarias municipais das prefeituras em situação de baixa de vulnerabilidade social têm um forte indicador que podem direcionar medidas emergentes na melhoria de vida da sociedade.
A falta de infraestrutura é outro fator importante que precisa ser discutido dentro das novas políticas públicas na região Norte. O estudo mostrou que a falta de abastecimento de água, esgotamento sanitário adequados, coleta de lixo e o tempo de gasto no deslocamento entre a moradia e o trabalho são fatores que pesam no momento da construção de IVS.
Com abundância em água doce, igarapés e solo produtivo, não é admissível Estados da Região ocuparem o índice de alta vulnerabilidade.
Os municípios da região Norte, conforme revelou o estudo, indicam a necessidade na melhoria da infraestrutura das cidades. O estudo do Ipea é uma fonte rica de informações importantes na elaboração do novo orçamento dos municípios e Estados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário