O objetivo político e de um grupo de empresários da área de transportes marítimos liderados pelo presidente da Mediterranean Shipping Company, Elber Alves Justo, é transformar Porto Velho num centro de logística para exportar, frango, madeira, peixe, soja e milho, em container para o resto do mundo e na volta trazer fertilizantes da Rússia e de Israel.
Atualmente, são exportados pelo rio Madeira 60 contêineres por semana transportando 1,5 mil toneladas de produtos oriundos do noroeste de Mato Grosso e Rondônia. O intuito é dobrar o volume de cargas nos próximos 12 meses, conforme avalia Elber Alves Justo, que nos últimos dois dias úteis da semana, apresentou ao governador Confúcio Moura, empresários e outras autoridades um plano de desenvolvimento para o transporte marítimo na região.
De Porto Velho, os carregamentos seguem em barcaças até Manaus, onde os contêineres são transferidos para navios de alta capacidade de navegação marítima alcançando os portos de Cartagena ou Cristobal no Panamá e dali seguindo para o restante do mundo. Isso é bom para o exportador, que terá um controle de tempo maior, encurtando as distâncias com aumento nos lucros em torno de 50%.
Na opinião dos empresários do ramo que acompanham Elber Alves Justo, esse é um crescimento linear, uma vez que Rondônia estará conectada com os principais portos globais, com tempo de trânsito adequado e competitivo interligando Porto Velho a Manaus. Haverá uma cobertura exclusiva entre Porto Velho, Santarém via Manaus com quatro navios dedicados a esse serviço, interligando Cristobal,Cartagena, Porto of Spain, Manaus, vila do Conde no Pará pelo sistema intermodal no de vai-e-vem.
Com uma estrutura e rede de serviços com capacidade para alcançar mais de 5 mil locais ao redor do mundo a Mediterranean Shipping Company, oferecendo serviços de logística com mais de 2,8 mil caminhões próprios, 10 mil rebocadores e 1.100 vagões de trens, incluindo controle de contêiner refrigerado e assistência durante todo o processo. A frota dela é de 475 navios, cobrindo 200 rotas, 315 portos com escala e 24 mil colaboradores, alcançando mais de 5 mil locais ao redor do planeta. Essa é a 2ª maior frota marítima do mundo.
Do Panamá, especialmente dos portos de Cristobal e Balboa, a empresa possui rotas diretas, para os Estados Unidos, Costa Leste, Oeste e Golfo, América Central, Costa Leste e Oeste, Caribe, Venezuela, Colômbia, Peru e Equador, Norte da Europa, Mediterrâneo, China, Japão, Coreia do Sul e Oceania.
Nenhum comentário:
Postar um comentário