5 de janeiro de 2018

Os 36 anos de instalação do Estado

O estado de Rondônia completa nesta quinta-feira o aniversário de 36 anos de instalação do Estado com as projeções do novo crescimento econômico e a geração de novos postos de trabalho. A equipe do Ministério da Fazenda deve fechar na próxima semana o valor de recursos empenhados para investimentos em vários municípios. Há perspectiva de  um novo recorde de recursos a ser liberado para o Estado. 
O leitor pode estar perguntando se o valor do dinheiro a ser empenhado este ano tem alguma conexão pelo fato do presidente Michel Temer ser do mesmo partido do governador Confúcio Moura, o PMDB. Na realidade, o governo investe pesado todas as apostas para garantir, no próximo mês, apoio político necessário para aprovar a reforma da Previdência. Uma fonte ouvida pelo Diário informou que dificilmente o peemedebista conseguirá emplacar.
O importante é que Rondônia, graças ao equilíbrio financeiro, conseguiu um bom desempenho na gestão do governador Confúcio Moura, que ao assumir o governo em janeiro de 2011, herdou dívida do ex-governador João Cahula. Os fornecedores estavam sem receber. Confúcio assumiu a dívida do Estado e reconheceu o débito. Prometeu pagar e cumpriu. 
Na edição de quarta-feira, conforme mostrou o Diário, o governador Confúcio Moura aparece entre os governadores que mais cumpriu promessa de campanha. É claro que muito ainda precisa ser feito, principalmente no setor de saúde, mas o Estado conseguiu vencer importante desafio ao longo dos últimos anos. As unidades de saúde estão sobrecarregadas, mas o governo conseguiu melhorar a estrutura de atendimento e contratar novos profissionais. 
Não se pode esquecer do ex-governador Jorge Teixeira, o primeiro a conduzir o destino do Estado. Ele recebeu a poderosa missão de  fazer do Território o novo Estado do Brasil, incumbência que ele cumpriu em 22 de dezembro de 1981 quando foi criado por lei o Estado e que foi festejado em 4 de janeiro de 1982 com a instalação.
Teixeirão, como era conhecido, chegou a percorrer lugares isolados do Estado para levar cesta básica e brinquedos para crianças.
Hoje, Rondônia está no topo dos Estados que mais de desenvolveram nos últimos 8 anos, com destaque para o crescimento do agronegócio e avanço das exportações. Rondônia, graças ao trabalho de cada um dos governadores, conseguiu avançar e hoje é o Estado com as contas equilibradas, pagamento de servidores em dia e bem organizado. Parabéns Rondônia e que venham novas conquistas em 2018! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário