18 de março de 2011

Manhã de caos em Porto Velho; Usinas de Jirau e Santo Antônio fecham as portas


A cidade de Porto Velho (RO) amanheceu hoje e situação de caos, decorrência do suspensão temporária dos serviços nas usinas de Jirau e Santo Antônio, no rio Madeira. Trabalhadores oriundo de várias partes do Brasil estão na capital rondoniense. O ginásio do Sesi, a boate Nautilus, está servindo de dormitórios (foto) e local de alimentação para os trabalhadores. O trânsito, nas imediações da avenida Rio de Janeiro, com Rio Madeira, foi fechado. No local é intenso o número de trabalhadores. Um forte esquema policial foi montado no local para evitar tumulto na hora da refeição.

Estivemos hoje visitando algumas delegacias de polícias, que estão superlotadas em decorrência de funcionários da usina de Jirau, que perderam seus documentos, consquência do fogo em seus alojamentos. Existem poucos funcionários nas delegacias para registrar tanta ocorrência nesta sexta-feira, dia 18. Recebi alguns relatos dos servidores. Eles confessaram que foram orientados pela direção do sindicato para não denunciar mortes (eles afirmam que pelo menos duas pessoas morreram no tumulto da última segunda-feira, dia 14.

Muitos funcionários estão deixando Porto Velho e retornando para suas cidades de origens. No tumulto de Jirau (onde existiam cerca de 13 mil homens trabalhando), eles perderam documentos como carteira de trabalho e identidade e até mesmo cartão de crédito e de saque. Para complicar ainda mais a situação, alguns cartões de saque do banco Bradesco foram bloqueados pela empresa. Os hoteis estão superlotados e não existe mais espaço para receber tanta gente nesta sexta-feira.





Nenhum comentário:

Postar um comentário