22 de março de 2011

Problema em Jirau afetará cronograma da obra. BNDES, Bradesco, BB, CEF e Itaú estão apreensivos


O presidente do Consórcio Energia Sustentável do Brasil, Victor Paranhos, admitiu hoje que a paralisação das obras da hidrelétrica de Jirau, em Porto Velho (RO), vai comprometer os prazos do cronograma estabelecido entre o consórcio e a Camargo Corrêa para antecipar o início da geração em nove meses em relação ao contrato firmado com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que conta com o início da geração em janeiro de 2013.

Victor Paranhos representa a GDF Suez, maior acionista de Jirau. A preocupação foi demonstrada durante reunião ontem (21) com representantes do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico Social (BNDES) e outros financiadores do empreendimento como o Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Bradesco, Itaú e o Banco do Nordeste.

No entanto, o presidente do Consócio afirmou que as prioridades da obra foram definidas e uma delas é o desvio do rio, adiado de julho para agosto, e a montagem do vertedouro que recomeçou ontem com pouco efetivo. Para concluir o vertedouro ainda faltam as comportas e equipamentos de acionamento hidráulico.

Ele explicou que antes da destruição dos acampamentos e dos ônibus, o maior risco de atraso era da linha de transmissão que vai levar energia de Jirau e Santo Antonio para o Sudeste. Prevista inicialmente para fevereiro de 2012, os dois trechos da transmissão tiveram atraso na licença ambiental. Se a transmissão não ficar pronta em 2012, o consórcio Energia Sustentável deixará de faturar cerca de R$ 1,2 bilhão com a venda antecipada de energia para o mercado livre.

Leia ainda:

Energia gerada em Rondônia não ficará no Estado

Energia de RO para SP; Aneel autoriza empresa a construir linhão

Linha de transmissão que levará energia de RO a SP não tem autorização do IBAMA

Nenhum comentário:

Postar um comentário