28 de junho de 2011

MPF abre inquérito civil para apurar falhas na execução da PCH de Apertadinho



O Ministério Público Federal (MPF), de Rondônia, resolveu abrir inquérito civil para apurar as falhas na execução do projeto da Pequena Central Hidrelétrica - PCH de Apertadinho, na região de Vilhena. O MPF quer saber se durante a execução da obra, o empreendimento estava sendo fiscalizado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e se a mesma tomou providências em eventual caso de indícios de falhas no projeto.


A PCH de Apertadinho teve sua barragem rompida em 2008 e trouxe prejuízo para mais de 200 famílias que residem no rio Comemoração, região de Pimenta Bueno e Vilhena. A tragédia teve repercussão nacional e a empresa responsável pelo projeto, a Cebel Centrais Elétricas de Belém (CEBEL), foi multada em R$ 50 milhões pelo IBAMA.

Na época, a estatal Furnas rompeu um contrato de R$ 400 milhões, segundo dados da revista IstoÉ, com essa empresa em razão da péssima qualidade dos serviços de construção de barragens no Estado de Rondônia. A obra realizada para a Cebel é uma delas.


Segundo os primeiros levantamentos técnicos, a SCHAHIN realizou um serviço temerário na PCH Apertadinho porque não obedeceu vários critérios, segundo especialistas da área.



Nenhum comentário:

Postar um comentário