4 de abril de 2015

Desmatamento na Amazônia

Ao que parece, os índices de desmatamento na Amazônia são bem semelhantes com as pesquisas em período acirrado de reta final de campanha eleitoral. Os números do desmate nos estados que compreendem a região Amazônica podem variar de instituto para sistemas de monitoramento e e sempre terão divergências. A única certeza nessa dúvida de percentual sobre o desmate no Norte é o efeito devastador no meio ambiente com a provocação de alagações na região Norte e seca no Sudeste Brasil.
Durante a semana, a revista Planeta publicou um artigo mostrando “um súbito aumento no desmatamento na Amazônia no fim de 2014, supostamente ocultado nos debates eleitorais de outubro, coloca ambientalistas e representantes do governo em posições antagônicas depois de vários anos de redução na devastação ilegal”. Para piorar o cenário, segundo a revista, há sinais de que a perda da cobertura florestal no Norte esteja alterando o regime de chuvas e contribuindo para a seca no Sudeste.
No ano passado, Rondônia contabilizou um prejuízo de mais de R$ 7 milhões com as enchentes nos municípios de Porto Velho, Guajará-Mirim, Nova Mamoré e parte de municípios do Amazonas. A subida repentina do nível do rio Madeira, na capital rondoniense, contabilizando 19,78 cm. Na década de 80 os municípios enfrentaram uma cheia bem parecida e não se descobriu na época se as causas seriam o desmatamento. Esse ano, quem enfrentou os prejuízos com a cheia foi Estado do Acre. A enchente do Rio Acre começou em Assis Brasil, na fronteira com o Peru. Depois passou por Brasiléia e chegou a Xapuri, terra do ex-líder seringueiro Chico Mendes, morto em 1988.
No ano passado, os institutos de controle da floresta parecem que deram trégua de forma unificada e não divulgaram os índices de desmatamento. Talvez essa inércia tenha forte ligação com a eleição presidencial, ocorrida em dois turnos. O foco naquele momento era corrida acirrada ao Palácio do Planalto e, tudo indica que a divulgação do percentual de desmatamento traria grande impacto ao governo federal, comprometendo inclusive o andamento da campanha no segundo turno.
Tudo indica que a partir de agora, os órgãos de controle terão de fazer uma fiscalização mais acirrada na fiscalização. A seca ocorrida no reservatório Cantareira, em São Paulo, pode ser um sinal da divergência desses números e algo precisará ser feito para evitar a falta de água no planeta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário