7 de outubro de 2012

Eleitores decidem hoje criação de município de Tarilândia


Jaru, Rondônia - Rondônia pode ganhar mais um município, caso a população das cidades de Jaru e Jorge Teixeira decida, além de eleger seus representantes neste domingo (7), aprovar a criação do município de Tarilândia. A consulta plebiscitária foi aprovada pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e está sendo coordenada pela 27ª Zona Eleitoral, em Jaru.

Tarilândia é distrito de Jaru e ganhou estrutura de cidade grande em função da produção de agrícola. Se depender do eleitorado de Jaru, Tarilândia já pode se tornar município a partir deste domingo. Segundo constatou o Diário, a população de Jaru é favorável a criação do município de Tarilândia. Já os eleitores de Jorge Teixeira são contra. Ocorre que o eleitorado de Jaru é bem maior que o de Jorge Teixeira.

De acordo com o chefe de cartório de Jaru, Laurencir Bernadino, neste sábado (6) a equipe da Justiça Eleitoral inicia o transporte das urnas eletrônicas aos locais de votação. No dia da eleição, se houver problemas com as urnas eletrônicas, a Justiça Eleitoral vai disponibilizar cédula de papel.

A consulta plebiscitária é uma eleição que acontece paralela as eleições para prefeito e vereador. A iniciativa de fazer esse trabalho em conjunto no dia da eleição partiu da direção do TRE e visa reduzir despesas com gastos no processo eleitoral.

Nestes municípios, de acordo com a assessoria de imprensa do TRE, os eleitores deverão votar três vezes, primeiro para vereador, depois prefeito e por fim responder ao plebiscito. A proposta de emancipação será considerada aprovada desde que obtenham a maioria simples de votos favoráveis dos eleitores que comparecerem às urnas.
O eleitor pressionará as teclas que correspondam a sua intenção de voto (66 para resposta Sim; 77 para resposta Não; Branco para voto em branco), finalizando com a tecla Confirma; o acionamento de qualquer outra opção diferente das anteriores, seguido da tecla Confirma, será computado como voto nulo.


Eleitorado:

Jaru: 39.785
Governador Jorge Teixeira: 8.197

Marcelo Freire
mfreire@diariodaamazonia.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário