10 de outubro de 2012

População autoriza criação de município de Tarilândia


Jaru, Rondônia - A criação do município de Tarilândia foi aprovada durante consulta plebiscitária realizada no último domingo nas cidades de Jorge Teixeira e Jaru, região da bacia leiteira de Rondônia. O distrito será transformado em município graças ao eleitorado de Jaru que compareceu às urnas e aprovou o desmembramento da área.
De acordo com o apuração realizada pela Justiça Eleitoral, 26.872 eleitores votaram no SIM (66), o que representa 94,72% dos votos válidos. Já o eleitorado de Governador Jorge Teixeira, 3.815, foi contra a proposta de emancipação da localidade. Ocorre que a população eleitoral de Jaru é três vezes maior que o eleitorado de Jorge Teixeira.
Aprovado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) no ano passado, o processo eleitoral aconteceu paralelo as eleições que elegeram prefeito e vereadores para os próximos 4 anos. Uma semana antes da eleição, a mobilização nas ruas era grande em torno do processo de emancipação.
Turilândia pertence a região de Jaru e ganhou estrutura de cidade em decorrência do poder econômico do comércio local. Na região são mais de 5 mil eleitores.
Ao comentar sobre o assunto, o senador Acir Gurgacz, presidente regional do PDT em Rondônia, comemorou a decisão. “Venceu a democracia mais uma vez. Com a transformação do distrito em município, fica mais fácil garantir apoio e direcionar recursos para o bom andamento das ações na região”, disse o parlamentar.
A consulta plebiscitária realizada em Jaru é a segunda que acontece em Rondônia. Em 2010, o eleitorado de Porto Velho votou pela instalação do município Extrema de Rondônia, localizado na região da Ponta do Abunã, na divisa com o Acre. 170 mil eleitores votaram pelo SIM, contra 18.853. Até hoje a região não se transformou em município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário