7 de novembro de 2012

Força Nacional de Segurança impõe terror em Machadinho, alerta deputado


A forma como vem sendo conduzida uma operação deflagrada pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama), com apoio da Força Nacional de Segurança, no município de Machadinho do Oeste, recebeu críticas nesta terça-feira do deputado estadual Neodi (PSDC-Machadinho).

Ao usar a tribuna, Neodi disse que produtores estão sendo presos e recebendo multas milionárias por conta da operação do Ibama. “O Ibama deveria mandar a Força Nacional de Segurança para fiscalizar a baderna que está sendo feita nas usinas do Rio Madeira, em Porto Velho. Pelo contrário, eles (os policiais) estão prendendo agricultores que só sabem plantar”.

Neodi explicou que quando aconteceu uma operação desse gênero, os agricultores são multados e ficam com o nome sujo na Justiça. Ficam impedidos de ter acesso a crédito bancário e aos seus direitos como cidadão”, disse.
Ele afirmou que muitos agricultores ainda não tem o título definitivo de suas propriedades e cobrou celeridade do governo Federal na emissão. Ele cobrou, ainda, da secretaria de Meio
Ambiente (Sedam), celeridade na emissão de licença ambiental.

Neodi denunciou que a Força Nacional está na região tem tratado famílias de pequenos produtores como bandidos. “É uma ação vergonhosa e arbitrária. O Ibama para cobrar é eficiente. Contra as usinas do Madeira, que fazem o que querem, ninguém faz nada e as obras causam danos irreversíveis ao meio ambiente”, afirmou.

Em tom de desabafo, o deputado declarou que a ação dos policiais tem sido truculenta e pessoas simples tem sido punidas com rigor. “É chegada a hora de o Governo tomar um posicionamento, através da Sedam, que tem o comando de Nancy Fernandes, pessoa que eu confio muito no trabalho”.

Em aparte, o deputado Eurípedes Lebrão (PTN) também lamentou as operações contra pequenos produtores. “Quem chegou aqui para trabalhar, há 30 ou 20 anos, agora é tratado como bandido. Para legalizar as áreas, é uma burocracia enorme e não há nenhuma boa vontade de ninguém”.
Também em aparte, Adelino Follador (DEM) manifestou o seu apoio à fala de Neodi e disse que a falta da regularização fundiária causa prejuízos ao Estado. “A população precisa ver ação para apoiar o crescimento de Rondônia. Hoje, o Incra e o Ibama emperra o nosso desenvolvimento e isso não podemos aceitar”, lamentou.
Flávio Lemos (PR) aparteou e fez um desabafo. “O maior crime ambiental foi cometido por essas usinas e o Ibama nem ninguém faz nada. Já contra os pequenos, basta capinar uma roça que é punido. Infelizmente, quem paga o pago são as pessoas que trabalham para retirar da terra o seu sustento”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário