11 de junho de 2014

A chapa PMDB, PT e PDT

Com a definição da aliança PT e PMDB selada ontem durante convenção nacional em Brasília, os dois partidos agora correm contra o tempo e buscam solucionar, o mais rápido possível, as pendências nos Estados, inclusive em Rondônia. O apoio à reeleição da presidente Dilma Rousseff (PT) foi aprovada na convenção por 398 convencionais. Foram 673 votantes, uma vitória apertada.

A partir de hoje, é necessário intensificar as conversas com os partidos da base de apoio ao governo no Congresso Nacional. Os problemas partidários nos Estados existem e precisam ser solucionados. Além de Rondônia, é preciso aparar as arestas nos estados do Rio de Janeiro, Ceará e Rio Grande do Sul. O presidente nacional do PMDB, senador Valdir Raupp, tem percorrido os Estados buscando solucionar essas pendências.

O PMDB estabeleceu um prazo para o PT se decidir em Rondônia e não será diferente nos Estados onde existem pendências. Nas eleições passadas, os petistas tiveram candidatura própria ao governo do Estado em uma campanha pilotada pelo ex-deputado federal Eduardo Valverde (PT). No segundo turno, o PT apoiou a candidatura de Confúcio Moura ao governo. O partido também teve participação no governo peemedebista.


As conversas, a partir de hoje, acontecem em todos os Estados, mas é visível a preocupação dos dois partidos na construção de nominatas à Câmara Federal e Senado. A preocupação também é da presidente Dilma Roussef. O governo sabe que muitos projetos polêmicos estarão tramitando no projeto ainda esse ano e vai precisar do apoio total de uma bancada forte no Congresso Nacional.


O apoio do PDT também é importante nesse processo. Os pedetistas também decidiram ontem, durante convenção, apoiar a reeleição de Dilma e sua atuação no Congresso Nacional tem feito a diferença nas votações. O prazo para o período às convenções expira no próximo mês. O tempo é suficiente para discussão em todos os Estados. Os caciques dos três partidos terão a partir de agora uma responsabilidade dobrada de resolver essas pendências.

LEIA AINDA: 

PDT articula aliança com o PMDB e PT em Rondônia
PDT ainda aguarda decisão do PT para ingressar em frentão

Nenhum comentário:

Postar um comentário