21 de junho de 2014

TRE de Rondônia garante rapidez na análise de registros

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) publicou Resolução de nº 26 que permite maior agilidade na análise de processos de registro de candidaturas para quem pretende disputa as próximas eleições de outubro. Os documentos passarão pelo crivo da Secretaria Judiciária e da Gestão de Informação (SJGI) do TRE. Quem não tiver problema com a Lei da Ficha, contas reprovadas no Tribunal de Contas e processos julgados por colegiado na Justiça, a Justiça Eleitoral concederá imediatamente o registro do candidato.
Segundo o presidente do TRE, desembargador Péricles Moreira Chagas, não será preciso levar os processos para análise do colegiado. O voto do juiz terá o mesmo peso do colegiado. “Somente os casos mais emblemáticos poderão levar até um mês para a Justiça Eleitoral conceder o registro. Outros juízes poderão pedir vista ao processo”, explicou.
Segundo estimativas da corte eleitoral, devem tramitar pelo tribunal cerca de 600 a 800 registros de candidatos. A corte é formada por cinco juízes e eles têm prazo até o dia 5 de julho para julgar os registros. “Se levar todos os processos da corte, cada juiz terá de analisar em média 150 processos”, explicou.
O presidente do TRE disse ainda que a Justiça Eleitoral dará ênfase aos registros que poderão apresentar algum problema. “A lei eleitoral é bem clara. Os candidatos precisam estar elegíveis no dia do registro da candidatura”, disse. Para o presidente do TRE, decisões recentes do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sobre registros de candidaturas não mudam a lei. “O TRE não está vinculado a esses entendimentos. Alguns casos podem merecer um julgamento longo”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário