27 de outubro de 2014

As pesquisas se consolidaram

A reeleição do governador Confúcio Moura (PMDB), apontada pelo Instituto de Pesquisa Ibope na noite de sábado se consolidou também na noite de domingo. O peemedebista saiu vitorioso das urnas com mais de 53% das intenções de votos ao derrotar Expedito Júnior (PSDB) com uma diferença de mais de 40 mil votos. O Ibope acertou em cima ao apontar que Confúcio Moura com 54 dos votos válidos contra 46% de Expedito.
A primeira pesquisa Ibope divulgada no mês de setembro em Rondônia apontou Expedito Júnior (35%) na frente de Confúcio Moura (28%). Na reta final do primeiro turno, o Ibope apontava uma diferença muito grande de Confúcio na frente de Expedito. Os números da última pesquisa do primeiro turno não se consolidaram e o Instituto virou motivo de chacota nas redes sociais. De lá pra cá, o Ibope passou a ser visto de forma diferente pelo eleitorado rondoniense. O Ibope se redimiu.
Confúcio sai das urnas, ao lado do senador reeleito Acir Gurgacz (PDT), como uma das principais lideranças do Estado e com caminho aberto para permanecer na política por mais um bom tempo. Com o resultado final do segundo turno, Confúcio é o segundo governador a ser reeleito de Rondônia – o primeiro foi o ex-governador Ivo Cassol (PP). O peemedebista conseguiu derrotar, mais uma vez, um grupo político que se uniu para tentar, a todo o custo, derrotá-lo. Para o leitor ter uma noção dessa união, do outro lado do palanque, se juntaram o ex-governador Ivo Cassol, João Cahulla (PPS), Agnaldo Muniz (PP), Tiziu Jidalias (PP) e Carlos Magno (PP).Talvez a população não aprovou, no segundo turno, essa aliança Expedito/Cassol.
Confúcio aproveitou muito bem o horário eleitoral na televisão. Procurou apresentar suas propostas de governo e mostrou à população as ações realizadas no seu primeiro ano de governo. Com uma campanha bem articulada, Expedito Júnior, ao longo das últimas semanas, parece ter perdido o controle do ninho tucano. Uma série de erros que começaram no início da campanha se intensificaram na reta final do segundo turno. Tudo isso pode ter contribuindo para a derrota tucana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário