28 de outubro de 2014

Saúde e educação serão prioridades no segundo mandato, diz Confúcio

Confúcio discurso após ser reeleito governador
Reeleito domingo para o quadriênio 2015/2018, o governador Confúcio Moura deixou claro, durante entrevista coletiva à imprensa, na manhã de ontem no Teatro Guaporé, Palácio das Artes, em Porto Velho, que este segundo momento à frente do governo de Rondônia será de dedicação total à saúde pública. Sobre essa questão, Confúcio iniciou discurso esclarecendo que a sua maior busca será a entrega do Hospital de Câncer da Amazônia, de grande porte, que será construído pela Fundação Pio XII, de Barretos, em substituição ao “Barretinho”, que atende hoje perto do Hospital de Base.

A entrevista do governador teve início por volta das 11h30, antecipada pelos agradecimentos que ele fez aos “braços mais fortes de sua campanha” na reta final. Segundo Confúcio, o apoio e dedicação dos voluntários fizeram o diferencial, confirmando os objetivos emplacados para a corrida eleitoral de 2014 pela sua equipe. Acompanhado do vice, Daniel Pereira e outras lideranças, ele fez questão de citar nomes, como dos senadores Acir Gurgacz e Valdir Raupp, que lhe acompanharam durante todo o processo, além da deputada Marinha Raupp, reeleita para o sexto mandato.

Sobre a atenção que pretende disponibilizar à saúde em Rondônia, Confúcio também argumentou que já possui recursos garantidos para a finalização de pelo menos 19 obras. Entre essas está a construção do Hospital de Urgência (Heuro) que substituirá o João Paulo II. “Os recursos serão suficientes para a aquisição de equipamentos e deveremos nos espelhar em modelo novo, a exemplo da Bahia”, explicou. O governador também mencionou as obras em andamento e que devem ser continuadas. Ele estima que os próximos dois anos serão de muito empenho e dedicação, considerando que os recursos estão garantidos, principalmente para aplicação na Capital. “O Hospital de Câncer será construído nas proximidades da Casa Santa Marcelina, na BR-364. Serão 70 mil metros quadrados de obras construídas em área que mede 100 mil metros quadrados”, disse.

INDÍGENAS
Para o governador Confúcio Moura, a construção do Hospital de Câncer da Amazônia deve ser encarada como uma das maiores realizações dos últimos governos. Ele ressaltou que o órgão vai atender a uma demanda bem superior ao que fora imaginado quando dos primeiros momentos do hospital. “O hospital, entre outros aspectos, terá uma ala para atender especialmente às populações indígenas. A ala será construída dentro da estrutura, em formato de oca. Tudo isso será mantido pelo próprio governo em parceria com a iniciativa privada”, explicou.

Descartada reforma administrativa para este ano 
A entrevista coletiva concedida pelo governador reeleito Confúcio Moura foi centrada em suas propostas de campanha e, na ocasião, reafirmou o que já havia prometido. Entre os pontos mais importantes também foram elencados problemas de segurança pública. Perguntado sobre os procedimentos que sua nova gestão deve tomar, Confúcio Moura destacou a atenção também para as Polícias Civil e Militar. “Já estamos com algumas obras em andamento, temos orçamento para isso, e vamos continuar primando por melhores condições de trabalho para o servidor desse setor. O Corpo de Bombeiros, em nosso governo, já recebeu benefícios que deixam a desejar outras cidades do País. Mas, isso não é tudo, queremos fazem muito mais”, garantiu.
Confúcio ao lado do senador Raupp e do vice Daniel Pereira
Confúcio ao lado do senador Raupp e do vice Daniel Pereira

Sobre a possibilidade de iniciar uma reforma administrativa ainda este ano, ele ressaltou que apenas em 2015 isso entrará em pauta, considerando que o momento deve ser aproveitado para os ajustes finais e fechamento da contabilidade. “Um governo novo precisa fazer alianças mas, não podemos anunciar nada agora. Não podemos indicar ninguém para ocupar qualquer cargo que seja. Precisamos escolher bem quem vai representar o governo. Queremos os melhores nomes”, disse.

Público aplaude anúncio de novo hospital de câncer
O público que recepcionava o governador Confúcio Moura, durante a coletiva, aplaudiu sua promessa de construção de um terminal rodoviário para Porto Velho. Na ocasião, ele ressalvou que o projeto para realização da obra será finalizado em dezembro. “O local já foi definido, na entrada de Porto Velho, nas proximidades da sede da Embrapa, e os recursos alocados deverão sair do setor privado”, informou o governador.
Confúcio também falou sobre outros setores, como saneamento básico. E explicou que quanto ao esgoto tudo depende apenas de posicionamento da Caixa Econômica Federal para abertura de processo licitatório.

Nenhum comentário:

Postar um comentário