20 de novembro de 2017

A insegurança anda ao lado do seu veículo

O Diário traz na edição deste domingo uma reportagem especial sobre crescimento acelerado do roubo de veículos nos últimos nove meses no Estado. Os números surpreendem os especialistas em segurança e deixa em alerta os proprietários de veículos de luxo, principalmente as caminhonetes, as mais cobiçadas pelos bandidos. 
Em Rondônia, de acordo com o Anuário de Segurança Pública, divulgado no mês de outubro, a pesquisa mostra que, em 2016 a taxa foi de 1.908 veículos roubados, o maior índice se concentra na cidade de Porto Velho, com 1.420 ocorrências. 
Uma das áreas preferidas pelos bandidos, é no entorno do Porto Velho Shopping. Os marginais ficam observando as vítimas entrarem no veículo e anunciam o assalto.
Além dos roubos, muitas das vezes, as vítimas são mantidas como reféns. Geralmente esses bandidos amarram as vítimas com a proposta de ganhar tempo para transportar o carro até a Bolívia, país que faz fronteira com Rondônia. Segundo apurou o setor de inteligência da Polícia Civil, a rota preferida dos bandidos é a BR-364 e 425. 
Embora o setor de segurança se esforce no sentido de garantir a fiscalização da fronteira, o atual efetivo não é suficiente para garantir o controle eficaz do roubo de veículos.
O Governo Federal, em reunião recente com os governadores no Acre, selou compromisso de garantir apoio na fiscalização da fronteira. Está tramitando no Congresso Nacional várias propostas que estabelecem novas medidas de segurança na fronteira. 
O roubo de veículos está gerando um grande lucro para as empresas que atuam na atividade de seguradora. As vendas de seguro de automóveis pela internet também tiveram impulso nos últimos anos conforme constatou o Diário no mês de agosto. 
Novas empresas estão se instalando em Porto Velho para abocanhar uma parte dessa receita. Essas empresas visualizam em Rondônia um grande potencial, uma vez que a região concentra cerca de 15% dos veículos seguráveis de toda a região Norte, de acordo com uma análise realizada a partir de dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).
A presença de presos de alta periculosidade no presídio federal de Porto Velho contribui para o avanço da criminalidade, roubo de veículo e transporte de droga. Geralmente, quando os bandidos são transferidos para essas unidades prisionais, trazem consigo suas famílias. A presença de familiares na capital pode influenciar no aperfeiçoamento da criminalidade em Rondônia. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário