Outros trechos na região do Abunã e Araras foram danificados e agora a pista precisa ser reconstruída pelo Governo Federal. A dúvida agora é sobre a restauração do trecho alagado. O Departamento Nacional da Infraestrutura e Transporte (Dnit) vai restaurar o trecho ou será feito um novo estudo com a possibilidade de elevar o nível da pista no trajeto impactado pela água?
Se a BR for apenas restaurada, dentro de um futuro próximo, a pista poderá ser novamente afetada por uma nova cheia do Madeira. Segundo especialistas sobre o assunto, o município poderá ser afetado por uma nova cheia nos próximos 50 anos. Pelo menos é essa previsão. Acontece que os maiores especialistas do mundo também não previam um Tsunami no Japão.
Trecho crítico em Jaci Paraná. Foto: J. Gomes |
A BR-364 é o único acesso do Acre ao sul do Brasil. Durante o período de 60 dias, o município ficou isolado e chegou a sofrer com a falta de alimentos, combustível e outros produtos. O governo do Acre chegou a decretar estado de calamidade pública em função da cheia histórica do Madeira. Representantes do Acre estiveram na última segunda-feira discutindo o assunto com a equipe da Defesa Civil de Rondônia. O Estado, de acordo com economistas, teve um prejuízo de R$ 5 bilhões com a cheia.
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