Porto da Capital, em Porto Velho. Foto: Jota Gomes |
A Secretaria de Portos da Presidência da República anunciou a
liberação de R$ 17, 7 milhões na modernização do Porto
Graneleiro de Porto Velho. O anúncio foi feito ontem pelo diretor da
Sociedade de Porto Hidrovias de Rondônia (SOPH), Ribamar Oliveira,
durante entrevista nesta quinta-feira ao programa “Rondônia em Debate”, apresentado
na Rede TV! Rondônia.
Os
recursos, segundo Oliveira, serão aplicados no projeto de construção
e instalação de módulo de cais flutuante, edificações
administrativas, construção de uma balsa flutuante com rampas,
reforma completa do cais e pavimentação do pátio contíguo à
rampa ro-ro com blocos de concreto.
O
investimento faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento
(PAC), do governo federal. “Parte do dinheiro será usado na
aquisição de equipamento de atracação da rampa ro-ro,
pá-carregadeira, caçamba, balança rodoviária, guindaste fixo,
empilhadeira de garfo, além da construção de um log-boom no porto
e outro no terminal hidroviário do Cai N´água”, explicou
Oliveira.
Oliveira disse que os investimentos são necessários em decorrência do volume de cargas no local. “O Porto está trabalhando acima de sua capacidade. Com a previsão do aumento da safra 2014, a previsão é aumentar também o transporte de soja, milho e carne”, disse o diretor, acrescentando que no ano passado, o governo do Estado investiu quase R$ 13 milhões na melhoria da infraestrutura portuária.
“Com os investimentos, será possível oferecer melhor estrutura às empresas que utilizam o porto. O governador Confúcio Moura sabe da importância do Porto para a economia do Estado e por isso não tem medido esforços no sentido de investir na melhoria da estrutura, apesar do Porto ser de responsabilidade do governo federal.”
Novo terminal
em Porto Velho
A Secretaria de Portos autorizou a
instalação de dois novos Terminais de Uso Privado (TUP) em Aracruz
(ES) e Porto Velho (RO). Desta forma, já são oito novas instalações
portuárias privadas autorizadas desde a entrada em vigor do novo
marco regulatório do setor (Lei 12.815/2013), além da ampliação
do terminal da Ultraféril já existente no Porto de Santos.
Em Aracruz, foi autorizada a
construção do Estaleiro Jurong, que terá capacidade para
movimentar 10 mil toneladas/ano de carga geral e demandará
investimentos previstos em R$ 500 milhões.
Na capital de Rondônia, serão investidos R$ 100 milhões para a construção de um terminal da Amaggi Exportação e Importação, com capacidade para movimentação de 5 milhões de toneladas de granel sólido/ano.
Cheia
no Madeira
A
cheia histórica no rio Madeira serviu para mostrar a importância do
Porto Graneleiro à economia de Rondônia e do Brasil. De acordo com
Oliveira, a instalação do porto está em área privilegiada e não
foi comprometida com a enchente. “Os demais terminais foram
afetados com a enchente e todo o transporte de alimentos se
concentrou no porto da Capital juntamente com o de combustível”.
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