30 de abril de 2014

Grupo de Trabalho vai analisar impactos causados por usina do Madeira

Sede do INCRA foi ocupada em Porto Velho. Foto J. Gomes
O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), decidiu criar um Grupo de Trabalho com a finalidade de analisar os impactos sofridos nos Projetos de Assentamento Joana D'Arc I, II e III, em decorrência da construção da Usina Hidrelétrica de Santo Antônio, região de Porto Velho. O grupo irá propor soluções e encaminhá-las junto a seus respectivos órgãos e entidades, que institui a Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil.

A decisão de criar o grupo de trabalho nasceu em comum acordo entre os órgãos e entidades envolvidas. Na semana passada, mais de 100 famílias do assentamento resolveram acampar na sede do Incra, em Porto Velho. Elas reclamam do atraso no processo de indenização das famílias que foram atingidas.

O estado de calamidade pública em decorrência das cheias do Rio Madeira e seus afluentes que afeta todo o Estado de Rondônia fez o Incra a criar o grupo de trabalho.

O Grupo Técnico de Trabalho deverá realizar os estudos, elaborar relatório conclusivo, contendo propostas e encaminhamentos, e apresentar à direção dos órgãos e entidades envolvidas, para apreciação. O Grupo Técnico de Trabalho deve ser instalado no prazo de 15 dias e o período para realização do trabalho é de 120 dias.

A composição do grupo é formada por representantes do INCRA, Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama),
Santo Antônio Energia S/A; Secretaria de Desenvolvimento Ambiental do Estado de Rondônia (Sedam), Universidade Federal de Rondônia (Unir), Centro de Pesquisa Agroflorestal de Rondônia (Embrapa).

Nenhum comentário:

Postar um comentário