19 de maio de 2015

Apertem os cintos, o Orçamento encolheu

O valor real do contingenciamento de recursos no Orçamento da União deve girar em torno de R$ 70 bilhões e pode significar uma profunda paralisia no Brasil. A presidente Dilma Rousseff (PT) convocou uma reunião de emergência com seus ministros no último do domingo e anunciou medidas de redução das despesas e o plano de emergência do Palácio do Planalto para o próximo semestre. Tudo indica que na quinta-feira será anunciado o total de dinheiro a ser contingenciamento.
Na semana passada, o Diário informou que os recursos para obras em Rondônia estariam fora da tesoura, mas as informações nos corredores do Congresso Nacional indicam um corte profundo no orçamento do Ministério dos Transportes. Dificilmente Rondônia ficará de fora da guilhotina petista, uma vez que pelo menos três obras importante estão em fase de execução no Estado – a construção da ponte no rio Abunã, a recuperação de trechos críticos da BR-425, que liga Porto Velho Guajará-Mirim e a previsão de retomada das obras dos elevados de Porto Velho.
No final de semana, uma equipe do Diário esteve na região da ponta do Abunã, na BR-364, sentido Porto Velho-Rio Branco onde está sendo construída uma ponte que vai interligar Rondônia com o Acre. Empresários que abastecem o canteiro de obras com matéria-prima relataram ao Diário temer a paralisação dos trabalhos por falta de orçamento.
A obra do contorno Norte, que prevê a construção de uma nova estrada ligando a BR-364 ao Porto Chuelo, no rio Madeira, não escapará desse contingenciado. Pelo menos as projeções econômicas caminham no rumo da retração desse projeto. Prevista para ter o edital lançado no mês de dezembro de 2014, o edital aguarda sinal verde do Ministério do Transportes para ser lançado, mas tudo indica que isso deverá acontecer somente no próximo ano. As medidas anunciadas indicam um 2015 improdutivo. O ano foi marcado por escândalos de desvio de recursos. A esperança agora é torcer para um 2016 melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário