26 de maio de 2015

Rondônia volta a exportar carne para a China

Os 35 acordos firmados entre e Brasil e China acabaram beneficiado também Rondônia durante a visita do primeiro-ministro -  Li Kegiang. A primeira novidade da semana foi o anúncio da megaferrovia que vai cortar o Brasil, saindo do Rio de Janeiro, passando pelo Mato Grosso, Rondônia e Acre. A meta é ligar o Brasil até a China por uma malha ferroviária. No trecho entre Rondônia, o estudo de viabilidade técnica está em plena fase de execução. 
Outra notícia boa, que faz parte da matéria publicada na página A7, do Diário Rural, é a exportação de carne de Rondônia para o mercado chinês. O assunto também faz parte do acordo firmado entre os dois países na última quarta-feira e consiste na liberação de dois frigoríficos de Rondônia na exportação de carne ao mercado chinês. Rondônia sempre vem ao longo dos últimos anos batendo recorde de exportação de carne.
Com a abertura de novos mercados, a pecuária promete registrar mais um avanço no percentual de exportação.
Em dezembro de 2012, após uma suspeita não confirmada de registro de mal da vaca louca no Paraná, a China suspendeu a compra de carne do Brasil.
O embargo comercial foi suspenso em julho e retirado oficialmente em novembro do ano passado, mas, para exportar, os produtores de carne brasileiros necessitam de uma habilitação concedida pelo governo chinês.
Os países também fecharam  acordo de cooperação trilateral entre o governo do estado do Mato Grosso do Sul, o Banco de Desenvolvimento da China e o grupo China BBCA sobre o processamento de milho e soja.
O milho também é  outra fonte de economia e Rondônia também está na liderança de exportações. O Estado tem tudo para entrar no caminho dos trilhos e passar.
Se tudo caminhar nos acordos, o Brasil terá um novo destino na sua economia com a geração de emprego e renda. Mais uma vez, a agricultura mostrou que é importante no cenário econômico e capaz de solucionar os problemas do Brasil. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário