3 de dezembro de 2012

Prefeito eleito de Costa Marques aposta no empreendedorismo


Porto Velho, Rondônia - O prefeito eleito de Costa Marques, Francisco Gonçalves Neto (PT), o popular Chico Território (foto), tem 58 anos de idade e diz estar em sua melhor fase de vida. Com muita disposição para trabalhar, a partir do próximo dia 1º de janeiro ele assume o comando da administração apostando na geração de emprego, turismo e vai mais além: quer atrair a instalação de uma faculdade no município. Ele nasceu no rio São Miguel, região de Costa Marques. Disputou a prefeitura em 2006, mas não foi eleito. Já exerceu o cargo de vereador por dois mandatos. Em visita à redação do Diário, o petista, que esteve em Porto Velho participando do encontro de prefeitos no Tribunal de Contas de Estado, anunciou as metas de gestão.

Diário – Qual será seu primeiro plano de ação para o município?
Francisco - Já fizermos um contato com o governador Confúcio Moura para traçar as prioridades na região. Ele (governador) nos garantiu todo apoio. Costa Marques enfrenta problemas na área da saúde e depende de convênio e repasses dos governos Federal e Estadual.
Diário – Costa Marques é um município turístico, como explorar esse potencial?
Francisco - Tudo passa pela documentação de propriedades de imóvel. É necessário regularizar as propriedades rurais. Somente assim, os agricultores e moradores poderão adquirir empréstimos junto aos bancos. Com isso, haverá maior volume de dinheiro circulando no comércio.
Diário – Como aproveitar a mão de obra local?
Francisco – Vamos investir nos jovens. Hoje eles terminam o segundo grau e ficam sem opção de um curso superior. Pretendemos sim trazer uma universidade e formar esses jovens. Muitos estão deixando o município por falta de uma faculdade. Nossa meta é trabalhar para que a comunidade tenha oportunidade.
Diário – Como atender a demanda no distrito de São Domingos?
Francisco - O distrito de São Domingos é uma pujante localidade, mas a população não foi preparada. O povo mesmo precisa ser empreendedor. Temos que trabalhar para a comunidade. O nosso foco será atender a demanda da tanto na zona urbana como rural. A partir do próximo ano, vamos priorizar o social, saúde, turismo. Queremos envolver o pequeno produtor da agricultura familiar.
Diário – Costa Marques é uma região rica em reserva. O senhor pretende implantar algum projeto que contemple esse potencial?
Francisco - Temos reserva ecológica, biológica e extrativista. Nossa campanha foi pautada em cima da geração de emprego dentro do município. Vamos sempre priorizar o empreendedorismo, cadastrando as atividades e divulgando as belezas da região para o Brasil. Vamos mostrar a viabilidade econômica por meio do turismo. E para isso, contamos com o apoio do Sebrae para executar projetos voltados ao turismo religioso e de pesquisa. Além disso, temos vários espaços para receber pesquisadores. A festa do Divino Espírito Santo faz parte do calendário cultural do município. Tem ainda a Forte Príncipe de Beira, Festival de Inverno Amazônico e boi-bumbá.
Diário – E transição de governo com a atual prefeita?
Francisco – Fizemos o pedido, mas só a partir deste mês estaremos autorizando a iniciar o trabalho de transição de governo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário