16 de dezembro de 2013

Opinião - A popularidade de Dilma em Rondônia

Porto Velho, Rondônia - Encomendada pelo Ibope, pesquisa divulgada ontem pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) mostrou que a popularidade da presidente Dilma Rousseff (PT) avançou na Região Norte. Pela sondagem, a petista teve melhor avaliação de governo em Rondônia e Amazonas, 63% e 64%, respectivamente. Em se tratando da maneira de governar, a presidente pontuou em 72% no Estado de Rondônia, passando o Amazonas, que registrou 70%.
Era de se esperar o fraco desempenho da presidente nas áreas de saúde e segurança. Essa falta de investimentos respinga na gestão do governador Confúcio Moura, avaliado também nessa sondagem. Em Rondônia, o pior desempenho do governador ficou na área da saúde, com 63%. A sondagem mostra ainda que o problema da saúde não é somente em Rondônia. Em situação crítica está no Distrito Federal, Rio Grande do Norte, Mato Grosso do Sul e Rio de Janeiro.
A pesquisa é um bom sinal de alerta para os governos estaduais e a presidente Dilma Rousseff. Segurança e saneamento básico são problemas comuns nas capitais e no interior e também tiveram pior desempenho dentro das áreas que foram avaliadas em novembro. Enquanto as cidades não contarem com saneamento básico, os problemas na área de saúde avançam. O mesmo acontece com o setor de segurança, onde pessoas vítimas da violência urbana, seja no trânsito ou na criminalidade. Esses problemas vão respingar, com certeza, na saúde.
Em Rondônia, para se ter uma ideia do caos, todos os finais de semana são mais de 100 pessoas levadas às unidades de saúde, vítimas da violência e acidentes de trânsito. Por mês, são mais de 500 pacientes que passam pelo Hospital João Paulo II, o maior do Estado. Tanto pra Dilma quanto para os governos, é recomendável continuar investindo na prevenção da saúde, com a construção de rede de esgoto e levando água tratada à população. Com relação a violência, é preciso investir melhor no aparelhamento das polícias e intensificar o trabalho da polícia pacificadora. A educação, pontuado também na pesquisa com 26% dos piores desempenho, também é importante para fechar o tripé de um plano de ação e reverte os problemas nessas áreas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário