24 de maio de 2017

A força do agronegócio em Rondônia

A feira Rondônia Rural Show será aberta hoje com a grande expectativa de fechamento de bons negócios no município de Ji-Paraná, região central do Estado. A novidade deste ano é que a 6ª edição da feira vai acontecer em local definitivo - antes o evento ocorria nas dependências do Parque de Exposições de Ji-Paraná e ao longo dos últimos anos ganhou estrutura gigante.
Otimista com o avanço do agronegócio em Rondônia, o governador Confúcio Moura (PMDB) tem pautado a gestão com o foco estratégico na agricultura. Rondônia é um Estado cuja a economia está caminhando a passos largos e as oportunidades ofertadas pelo governo Estadual estão servindo de base na construção de uma estrutura importante para o avanço do agronegócio no Estado o ano inteiro.
A participação de instituições bancárias consagradas no ramo do agronegócio revela o sucesso do evento e mostra que Rondônia está no caminho certo. O governo mostrou que está fazendo o dever de casa preparando o Estado para receber grandes investidores. Nesse sentido, o governo está investindo na melhoria das estradas estaduais e ajudado os municípios que enfrentam dificuldades para tocar obras de logística.
Apesar do sucesso da Rondônia Rural Show, o governo Estadual ainda enfrenta dificuldades na questão da regularização fundiária justamente por conta do atual  momento político que abalou a estrutura do Palácio do Planalto. O programa não avançou em Rondônia e os proprietários de imóveis precisam do título definitivo para contrair empréstimos bancários juntos às instituições.
No início do ano, o governador anunciou que irá articular alterações na Medida Provisória 756, de 23 de dezembro de 2016, que dispõe sobre regularização fundiária e urbana em todo o Brasil, para que o trabalho do programa federal Terra Legal tenha mais agilidade.  Confúcio Moura disse que existem impedimentos na regularização fundiária que passam por conflitos entre o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e o programa Terra Legal.
O governo tem intenção de facilitar o trabalho do Terra Legal, mas se esbarra em  impedimentos na regularização, que são as chamadas cláusulas resolutivas envolvendo documentos antigos que o Incra expedia. Quando for sanada essa pendência, a tendência é a regularização fluir mais e quem ganha é o estado de Rondônia.
Confúcio chegou a cobrar do presidente Michel Temer celeridade na regularização fundiária em Rondônia. Ocorre que nos últimos anos o volume de trabalho aumentou e a estrutura do órgão no Estado é a mesma. Quando esse problema for sanado, Rondônia com certeza vai dobrar o volume de investimentos nos próximos cinco anos na Rondônia Rural Show.

Nenhum comentário:

Postar um comentário