11 de maio de 2017

Motoristas irresponsáveis

O celular se tornou uma importante arma na mão do motorista. Transitar pelas avenidas e ruas de Porto Velho se tornou uma missão bastante complicada nos últimos dias e essa infração de trânsito merece um estudo profundo. É muito comum encontrar pelas principais avenidas da cidade motoristas dirigindo e utilizando o aparelho celular. 
Não há como descartar a possibilidade do aumento dessa infração de trânsito ter conexão com as redes sociais. O motorista, muitas das vezes, sai apressado de casa e com uma agenda cheia e cumprir compromissos. Durante o trajeto de casa para o local de trabalho, o cidadão quer agilizar a agenda de trabalho e tenta resolver algumas demandas por telefone utilizando a tecnologia disponível na palma da mão. E tudo isso ocorreu em plena avenida e sem a presença dos fiscais de trânsito, uma responsabilidade do poder municipal. 
No ano passado, o Diário flagrou no cruzamento das avenidas Jorge Teixeira com Calama, uma das mais movimentadas da capital, motoristas utilizando o aparelho celular. No momento não havia guarda de trânsito no local. Nem os motoqueiros escapam dessa ilegalidade. Ao acender a luz vermelha do sinal,  todos aproveitam os 80 segundos disponíveis nos cruzamentos das avenidas mais movimentadas para enviar uma mensagem via WatsApp, falar ao telefone (sem que seja no viva-voz)  e curtir uma foto no Facebook. 
Em algumas capitais a infração se tornou bastante comum e os municípios decidiram instalar câmeras de segurança para identificar os infratores e punir com o rigor da  legislação de trânsito. As campanhas de trânsito acontecem com frequência no rádio, televisão, jornais e internet,  mas parece que o sinal de alerta não tem produzido efeito na vida do motorista. 
Dirigir e utilizar o aparelho celular é uma infração grave e que não combinam, além de colocar em risco a vida dos pedestres e motoristas conscientes do perigo. Talvez a saída para reduzir essa ilegalidade esteja no bolso do motorista. Aumentar o valor da multa para quem for flagrado dirigindo e utilizando o aparelho celular pode ser uma alternativa. Mas para isso, é importante o monitoramento visual nas avenidas com a instalação de câmeras de segurança. 
Outra medida alternativa seria aumentar o efetivo de guardas de trânsito nos cruzamentos das avenidas mais importante da cidade. A presença do guarda é de fundamental importância. O problema é que no horário de pico, por volta das 12h até as 13h, os guardas de trânsito já cumpriram seu expediente de trabalho em Porto Velho ou estão no intervalo para o almoço. É justamente no momento em que disparam os índices de acidentes de trânsito.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário