9 de novembro de 2015

Porto Graneleiro de Porto Velho disponibiliza área para arrendamento

Os empresários interessados em arrendar áreas por meio de contratos temporários na instalação poligonal no Porto organizado da capital conforme frisa Leudo Buriti, presidente da instituição, em breve a Sociedade dos Portos e Hidrovias no Estado de Rondônia (SOPH) realizará os chamamentos públicos. Acrescentou que o maior arrendatário no Porto em Rondônia, o grupo Maggi, solicitou uma prorrogação de arrendamento pelo prazo de 20 anos de acordo com a legislação atual. 
Leudo Buriti entende que investir no sistema portuário, é necessário para o desenvolvimento do Estado, mas que se não existir investimentos por parte do Governo Federal na sinalização e dragagem no rio Madeira, isso poderá gerar um colapso na economia da região. Essa hidrovia para o futuro é tão importante quanto a BR 364, sustenta Leudo Buriti. 
É verdade, um estudo importante realizado pelos geólogos Rommel Silva de Souza e Lígia Maria Nascimento de Araújo, do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) intitulado de: “Análise Geoambiental Preliminar da Hidrovia do Madeira”, revela sem margem de dúvidas as fragilidades da vida aquática e também de que o rio Madeira ainda não consolidou o seu leito para se tornar um rio perene para navegações. Portanto, as preocupações de Leudo Buriti, procedem. 
Na realidade, o rio Madeira ainda é um arranjo estrutural do arcabouço neotectônico da Amazônia e do estado de Rondônia. O traçado dele, no trecho que compreende a hidrovia, é o de um rio retilíneo a sinuoso, com direção encaixada dentro da falha regional denominada Madre de Dios, que condiciona toda a evolução quaternária do seu leito. Em outras palavras trata-se de um rio jovem que ainda não consolidou sua base. (José Luiz, Diário da Amazônia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário