A Confederação Nacional do Transporte (CNT) divulgou na semana passada o Anuário CNT do Transporte 2016. O trabalho traz a evolução das estradas no Brasil, a qualidade da pavimentação, sinalização e o volume de passageiros que transitou no pelas rodovias durante os últimos anos.
O estudo mostra que as rodovias que estão na responsabilidade do Governo Federal em Rondônia apresentaram uma pequena melhoria nas estradas que estão na responsabilidade do governo federal.
Chama atenção que em 2014, 944 quilômetros das rodovias no Estado de Rondônia estavam em situação regular, 93 quilômetros ruins e 72 da extensão das estradas na condição de péssima. Em 2015, houve uma piora na qualidade do asfalto e o estudo apontou 629 quilômetros em situação regular. Isso significa que a situação das rodovias se agravou em um trecho de quase 300 quilômetros de estradas pesquisadas.
As rodovias de Rondônia ainda precisam melhorar a situação. Os cortes no orçamento geral da União complicaram os investimentos no Estado. Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), durante audiência pública na Assembleia Legislativa, os policiais passam mais tempo socorrendo vítimas de acidentes de trânsito do que fiscalizando na BR-364.
A rodovia já passou por várias operações tapa-buracos, mas como Rondônia é uma região onde o inverno amazônico chega a durar mais de 5 meses, fica praticamente comprometido o serviço de recapeamento do asfalto. Em 2015 foram mais de 111 mortes em decorrência de acidentes de trânsito na 364, a principal do Estado.
Nesta quinta-feira, o ministro dos Transportes, Maurício Quintela, estará em Rondônia para fazer a liberação de um trecho dos elevados do Trevo do Roque, em Porto Velho. A obra já dura quase 12 anos e somente agora está saindo do papel. A liberação desse trecho beneficia milhares de motoristas que trafegam diariamente de Norte ao Sul do município de Porto Velho.
Está claro que o Brasil, se quiser crescer, precisará investir mais na melhoria da infraestrutura das estradas. É de conhecimento de todos que o Brasil enfrenta uma forte crise na economia e a iniciativa privada tem grande interesse em assumir trecho da BR-364. Talvez seja a única forma da rodovia apresentar melhoria na sinalização e pavimentação.
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