27 de abril de 2018

Abastecimento de água patina no Norte

A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua  divulgada ontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revela um número antigo e bem preocupante com relação à Região Norte  na questão do saneamento básico. A região, segundo o estudo, permanece abaixo da média nacional em abastecimento de água.
A falta de esgotamento sanitário e de  coleta de lixo adequada aparecem na pesquisa como outros problemas graves enfrentados pela população. Os números revelam dois importantes problemas;  ou os órgãos de fiscalização e controle não estão exercendo de fato a fiscalização ou faltam políticas públicas voltadas para reduzir essas desigualdades na região.
A Região Norte tem apenas 59,2% dos domicílios ligados à rede geral de distribuição, bem menos que os 85,7% registrados nacionalmente e os 92,5% do Sudeste. Enquanto isso, é mais comum nesta região o abastecimento por poço profundo ou artesiano (19,6% contra 6,6% no país) e poço raso freático ou cacimba (15,0% contra 3,3% nacionalmente).
No Nordeste, a rede geral de abastecimento é um pouco mais extensa, alcançando 80,3% dos domicílios. O resultado não fica muito abaixo do número nacional, mas a disponibilidade do serviço revela outra realidade. Enquanto no país 86,7% das residências com rede geral recebem a água diariamente, no Nordeste esse percentual cai para 66,0%. No Norte, conforme mostrou o estudo, o acesso era diário em 88,1% dos domicílios ligados à rede.
Porto Velho, em pesquisas recentes, já ocupou a liderança em pesquisas sobre saneamento básico e a falta de água tratada nas residências. Para complicar ainda mais a situação, a Companhia de Águas e Esgotos de Rondônia (Caerd), responsável pela distribuição de água na capital e em algumas cidades do interior, acumula uma dívida altíssima em função de ações trabalhistas impetradas por funcionários e sindicatos. Falta dinheiro para investir na melhoria do sistema de distribuição de água. 
Por outro lado, o município foi contemplado com várias obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), que estão sendo gerenciadas pela Caerd. A liberação do dinheiro para melhoria no sistema de distribuição de água no município de Porto Velho foi uma grande novela mexicana. As obras do PAC na capital do Estado representam grande importância para o município de Porto Velho e precisam ser finalizadas, independentemente da saúde financeira da companhia. Enquanto não houver investimentos, o município contribui para a região Norte figurar nos piores índices de distribuição de água e saneamento básico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário