3 de maio de 2012

Milene Mota desiste de concorrer à prefeitura



O cenário político no município de Rolim de Moura, na região da Zona da Mata do Estado, passará por mudanças. A ex-prefeita Milene Mota comunica hoje à Executiva Estadual do PTB sua desistência de concorrer à Prefeitura nas eleições de 2012, decisão essa que altera totalmente o quadro partidário na região, e obriga os presidentes de partidos a construírem novos acordos políticos.
Em visita à redação do Diário, Mileni justificou a decisão informando que vários fatores contribuíram para o recusa do projeto. A ex-prefeita recebeu a missão do governador Confúcio Moura (PMDB) para o cargo de Secretária Executiva Adjunta do Gabinete da Governadora. Sua nomeação saiu na semana passada. Na nova pasta, a petebista vai conduzir projetos em benefício dos 52 municípios.

“Vamos trabalhar diretamente com os prefeitos na celeridade na liberação de recursos em benefício das prefeituras”, justificou Milene, acrescentando que a nova função é uma escolha pessoal do governador e não passou por indicação partidária.

Outro motivo considerado fundamental que contribuiu para Milene colocar um freio na sua pré-candidatura, foi o fato do seu nome, por problemas técnicos, não aparecer na lista de filiados em dia com o Tribunal Regional Eleitoral. “Fui filiada ao PSDB e no ano passado retornei ao PTB. Por questão técnica, hoje meu nome não consta como filiada do PTB.”

A decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) baixar resolução barrando candidatos em 2012 que tiveram problemas com prestação de contas em eleições passadas foi outro fator também importante para Milene reforçar sua decisão. “Tive problemas com a minha prestação de contas, mas recorri da decisão. Disputei normalmente as eleições de 2008. A denúncia foi arquivada. Mas por problemas técnicos, minha prestação de contas aparece com pendência no sistema da justiça”, justificou.

Por outro lado, a ex-prefeita diz que fez um levantamento de todo o cenário econômico de Rolim de Moura nos últimos dois anos. “Fiquei surpresa com o resultado. O índice de repasse do ICMS do Estado para o município teve redução drástica. Para se ter uma ideia, Rolim recebe o mesmo percentual que é repassado ao município de Chupinguaia. Rolim tem 51 mil habitantes, enquanto Chupinguaia apenas 8.250”.

Cenário político em Rolim de Moura está indefinido - Com a recursa de Milene Mota disputar a prefeitura, o cenário político em Rolim de Moura ficou embolado. Ao anuncia sua desistência, a ex-prefeita não informou ainda quem deverá apoiar para as próximas eleições. Estão na disputa o ex-deputado estadual e empresário Cesar Cassol (PP), o atual presidente da Câmara de Vereadores, Jairo Beneti (PSD) e o empresário Luizão do Trento (PSDB). O prefeito Tião Serraia (PMDB) não deve disputar à reeleição.

“Já tivemos uma pré-conversa com o empresário Cesar Cassol, mas nada foi definido”, disse a ex-prefeita. “Vamos analisar as pré-candidaturas apresentadas e buscar o que for melhor para o município. Sabemos que podemos contribuir para o desenvolvimento da região e a eleição de Rolim passa por nós”.

Jairo Beneti teve sua pré-candidatura lançada na região recentemente durante encontro que reuniu mais de 600 lideranças e que contou com a presença do presidente da legenda, deputado federal Moreira Mendes (PSD). Beneti, cujo projeto político recebeu o apoio de 8 vereadores, está em seu quarto mandato de vereador e o terceiro de presidente da Câmara.

Autor: Marcelo Freire/Diário da Amazônia
Foto: Jota Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário