23 de maio de 2012

Em votação secreta, Assembleia decide hoje futuro de Valter Araújo

O plenário da Assembleia Legislativa coloca em votação nesta quarta-feira, a partir das 15 horas, o relatório conclusivo produzido pela Comissão Parlamentar Processante (CPP), que recomenda a cassação do mandato do presidente afastado do Poder Legislativo, Valter Araújo (PTB). O parlamentar é foragido da Justiça e foi preso pela Polícia Federal durante a “Operação Termópilas”. A votação será secreta, mas os 16 deputados poderão declarar o voto na tribuna.

Os parlamentares pretendem analisar na mesma sessão a punição, por 30 dias, dos mandatos dos deputados Epifánia Barbosa (PT), Ana da 8 (PTdoB), Jean Oliveira (PSDB), Saulo da Renascer (PDT), Euclides Maciel (PSDB), Flávio Lemos (PR) e Zequinha Araújo (PMDB). Pelo relatório aprovado, eles não receberão salários durante o período em que estiverem fora do parlamento. De todos os denunciados, Epifánia foi a única parlamentar que não foi indiciada pelo Ministério Público e Polícia Federal.

De acordo com relatório produzido por Edson Martins (PMDB), ficou claro que o deputado afastado Valter Araújo cometeu quebra de decoro. “Ele (Valter Araújo) tinha influência na Secretaria de Saúde e em órgãos públicos na facilitação de pagamento de processos em benefício da sua empresa, a Romar”. Edson informou que o dinheiro coletado pela Romar era repassado para deputados, conforme escutadas ambientais realizadas pela PF.

Todos os deputados envolvidos no recebimento de dinheiro, a pedido de Valter Araújo, denegriram a imagem do poder, segundo constatou a comissão. No entanto, na defesa apresentada pelos deputados, foi comprovado que os oito envolvidos não possuem empresas em seus nomes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário