2 de maio de 2012

Ivo Benitez aguarda desfecho de coligações com PV, PSD e DEM


O pré-candidato à Prefeitura de Porto Velho pelo PSDB, Ivo Benitez disse que está aguardando o desfecho das coligações partidárias para as eleições municipais. No período que antecede as conversações, o PSDB selou um pacto com o PV e PSD e mantém conversas com o DEM para alianças. “Essa coligação tem um objetivo estadual. Colocamos o nosso nome para apreciação da Executiva Municipal e reiteramos o compromisso de entrar na disputa”, declarou Ivo Benitez.

Ivo Benitez que já ocupou o cargo de Sub-procurador de Justiça do Estado e atuou na área do Meio Ambiente no Ministério Público de Rondônia.  Ele nasceu em Fátima do Sul (MS) e se formou em direito na cidade de  Dourados.  Seu ingresso no MP aconteceu em 1985. Mestre em Direito Constitucional pela UFMG, é professor de Legislação Ambiental em cursos de pós-graduação.  Após se aposentar, o ex-procurador atualmente está atuando na área de advocacia. No ano passado se filiou ao PSDB  com a finalidade de disputar as eleições.

Diário – Por que o senhor decidiu entrar na disputa pela Prefeitura de Porto Velho?

Ivo Benitez – Algumas decisões tomadas pelo município não surtiram efeito para a sociedade. As falhas continuam acontecendo em decorrência de decisões erradas. Por outro lado, as dificuldades existem, a burocracia interna complica o poder público e os assuntos técnicos não avançam devido à burocracia. Um exemplo claro disso são as licitações que estão sendo barradas constantemente pelo Tribunal de Contas do Estado nos últimos dias. Isso ocorre por falta de conhecimento técnico dos gestores.
Diário – O senhor estava no MP quando iniciou a construção de um termo de compromisso com os empreendedores para o início das obras do rio Madeira.  As obras geraram problemas sociais para Porto Velho. O que falhou?
Ivo Benitez – Hoje não temos uma legislação específica para trata sobre compensações, ou seja, o retorno que os empreendedores deverão investir no município que será afetado com a obra. A questão das usinas do Madeira foi uma dúvida muito grande se seria viável ou não. Criaram essa figura de compensação social. Fizeram pequenos investimentos que não surtiram efeito à sociedade. Compraram caminhonetes, computadores e não houve exigência na construção de um hospital.

Diário – Porto Velho cresceu e muito precisa ser feito. Por onde começar?

Ivo Benitez - O município precisa assumir a posição de liderança na região Norte, devido a excelente localização estratégica. Não tem lugar melhor que Porto Velho na América do Sul. É necessário saber usar essa posição estratégica e investir na industrialização, na hidrovia do Madeira e nas rodovias.

Diário – Após a conclusão das obras do Madeira, restarão os problemas sociais para Porto Velho. Qual será a alternativa?

Ivo Benitez – Hoje temos grandes obras sendo executadas em Rondônia e outras que virão como a Hidrovia do Madeira, construção de um porto no rio Madeira e pontes que facilitarão acesso ao pacífico. Precisamos de uma ferrovia, que servirá no futuro para o transporte de soja e combustível. O projeto original prevê uma ferrovia até Sapezal (MT). Essa obra, se for consolidada até Porto Velho, reduzirá o trafego de veículos pesados na BR e automaticamente nas avenidas de Porto Velho e, ao mesmo tempo, prolongará a conservação a BR-364. O poder público não deve ser um empregador. Ele tem a função de incentivar a geração de emprego, atrair industrial e ter informação adequada para saber de fato o que o município precisa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário